Questões sobre Geral

A crítica à escola tradicional trouxe uma contribuição inegável no sentido de valorização da produção criadora da criança, pautada no princípio da livre expressão, acompanhado pelo imprescindível conceito de criatividade. Identifique a alternativa diretamente relacionada a esse conceito.
  • A. No âmbito do universo do conhecimento, dito conceito caracteriza a expressão de um processo cognitivo, que transforma a realidade e produz o "novo", rompendo com as barreiras do conhecido, estabelecendo novas relações.
  • B. Esse conceito consiste na experiência de refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, elencando dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da Arte e os elementos que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
  • C. Por meio desse conceito, os alunos conhecem o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais).
  • D. Trata-se de um elemento indispensável na apreensão dos conteúdos, possibilitando que a aprendizagem se realize por meio de estratégias pessoais de cada aluno.
  • E. Por meio do convívio com o universo da Arte, os alunos podem conhecer o objeto artístico como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Discutindo a natureza da criatividade, segue em destaque uma formulação, com uma lacuna a ser preenchida. Identifique nas alternativas a expressão que melhor completa o sentido do que está escrito.

  • A. imaginação criadora.
  • B. intuição artística.
  • C. harmonia expressiva.
  • D. diversidade cultural.
  • E. percepção formal.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A orientação sobre o corpo na dança deve ser feita mediante seu entendimento, como conhecimento, emoção, comunicação e expressão e não somente como instrumento ou veículo. Estudando o corpo em movimento são elencados alguns fatores do movimento identificados na primeira coluna. Enumere a segunda coluna pela primeira associando os fatores de movimento com o respectivo conceito. Em seguida, identifique a alternativa com a sequência correta.

  • A. 2, 4, 1, 3.
  • B. 4,2, 3, 1.
  • C. 4, 2, 1, 3.
  • D. 3, 2, 1, 4.
  • E. 4, 1, 2, 3.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No quadro que se segue são listadas formulações acerca da dança moderna. Leia com atenção e identifique se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, indique a alternativa com a sequência correta.

  • A. V, F, V, V, F.
  • B. F, F, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, V.
  • D. F, V, V, V, F.
  • E. V, V, V, V, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Apreendendo o conceito de música como linguagem, compreende-se por linguagem um fenômeno que assume a complexidade das relações humanas, atuando como lugar de interlocução, de trocas de construção do conhecimento. Identifique nas alternativas a concepção segundo a qual música é linguagem.
  • A. Concepção construtivista.
  • B. Concepção humanista.
  • C. Concepção de linguagem como comunicação.
  • D. Concepção interacionista.
  • E. Concepção de linguagem como reprodução.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Por se linguagem, a música se baseia num sistema de signos primordiais, listados na primeira coluna. Enumere a segunda coluna pela primeira associando cada um dos signos a sua característica. Em seguida, identifique a alternativa com a sequência correta.

  • A. 4, 7, 3, 1, 8, 5, 2, 6.
  • B. 3, 4, 6, 2, 8, 1, 5, 7.
  • C. 4, 3, 5, 1, 6, 2, 7, 8.
  • D. 3, 4, 7, 1, 8, 2, 5, 6.
  • E. 8, 4, 5, 1, 7, 2, 3, 6.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para a realização de um espetáculo de teatro que se torne um momento raro no qual as pessoas se encontram e, naquele momento, artistas e púbico criam uma identidade e um sentido, quatro itens devem se unir harmoniosamente, a saber:
  • A. Sensações, percepções, sentimentos e racionalidade.
  • B. Atividades cênicas, aspectos lúdicos, aspectos psicológicos e aspectos dramáticos.
  • C. Jogo, expressão, comunicação e reflexão.
  • D. Espontaneidade, construção estética, racionalidade e irracionalidade.
  • E. Sofisticação, estética, criatividade e técnica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia o trecho em destaque e identifique nas alternativas a que se refere.

  • A. História da Arte.
  • B. Pesquisa de fontes de instrução e de comunicação em Arte.
  • C. Percepção de qualidades estéticas.
  • D. Organização do espaço e do tempo de trabalho.
  • E. Criação e aprendizagem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da vida cultural no mundo moderno, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Uma das preocupações legadas pelo Romantismo a diversos movimentos de vanguarda nas artes visuais do final do século XIX e início do século XX, como o Expressionismo e o Cubismo, foi a tendência a idealizar o passado medieval europeu, combinada à crítica à tecnificação das relações entre os seres humanos e a natureza.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da vida cultural no mundo moderno, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Característica comum a diferentes meios de expressão artística do Romantismo europeu foi a crítica ao racionalismo cientificista associado, entre outras, à figura de Isaac Newton.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: