Questões sobre Geral

Considerando a linguagem artística “Dança”, em especial o “apreciar e dançar”, nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sugerem como conteúdo a ser desenvolvido nesta temática a seguinte proposição:
  • A. Percepção e análise de produções visuais (originais e reproduções) e conhecimento sobre diversas concepções estéticas presentes nas culturas (regional, nacional e internacional).
  • B. Reconhecimento da variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico nas formas visuais e suas conexões temporais, geográficas e culturais.
  • C. Aperfeiçoamento e compreensão dos elementos do movimento: partes do corpo, dinâmicas do movimento, uso do espaço e das ações.
  • D. Conhecimento e competência de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicação da imagem.
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No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Há muitas formas de fazer teatro” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:
  • A. Cerâmica.
  • B. Mímica.
  • C. Arte rupestre.
  • D. Identificação de timbre e intensidade.
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No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo procedimental:
  • A. Observação de movimentos do cotidiano.
  • B. Planejamento de videodança.
  • C. Desenho e pintura a partir de referências ancestrais: formas de imagens; irregularidades do suporte.
  • D. Representação de posturas e gestos retratados em imagens.
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No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo atitudinal:
  • A. Valorização da diversidade musical do Brasil.
  • B. Reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens.
  • C. Apreciação dos sons da paisagem sonora do ambiente escolar.
  • D. Valorização das manifestações artísticas ancestrais como meio de acesso e compreensão às origens das culturas.
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No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver a dança como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:
  • A. Fontes sonoras diversas.
  • B. Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • C. Canto coral.
  • D. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.
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No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver artes visuais como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:
  • A. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.
  • B. Improvisação da dança, inventando, registrando e repetindo seqüências de movimentos criados.
  • C. Reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas de materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas básicas na produção de formas visuais bi e tridimensionais.
  • D. Criação de movimentos opondo qualidades de movimentos (leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso, alto e baixo).
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Observe a imagem abaixo:

Observando os traços e as técnicas utilizadas e, no contexto das artes plásticas, a obra acima pode ser atribuída ao seguinte pintor brasileiro:

  • A. Helio Oiticica.
  • B. Lasar Segall.
  • C. Alfredo Volpi.
  • D. Anita Malfatti.
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No âmbito da discussão acerca do trabalho com a Arte na escola, são argumentos que defendem sua inserção, EXCETO:
  • A. Numa sociedade em que os meios de comunicação dominam os mercados, influenciando e direcionando o gosto das pessoas, em que a tecnologia permeia todas as áreas de conhecimento e também as relações humanas, em que o consumo aumenta a cada dia e dita os hábitos familiares e pessoais, a Arte seria uma forma de ativar e de estimular as sensações, o potencial criativo e as emoções humanas.
  • B. Por intermédio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.
  • C. A Arte proporciona atividades que permitem a inclusão. É fácil perceber, por exemplo, o quanto a expressão musical tem sido um importante meio de comunicação dos mais diversos grupos sociais. Todavia, esses argumentos são minimizados quando essa expressão nem sempre é acompanhada de uma formação musical acadêmica, como é o caso de compositores de rua, fato que relativiza a importância da experimentação musical.
  • D. Em uma realidade como a nossa, em que a divisão do trabalho é fator determinante e as pessoas estão cada vez mais especializadas, a Arte pode ser uma forma de resgatar a totalidade. Totalidade esta que envolve as várias dimensões do ser humano: afetiva, cognitiva e social, numa relação integradora de emoção e razão, afetividade e cognição, subjetividade e objetividade, conhecimento e sentimento.
  • E. A Arte e a cultura são um meio de expressão humana, um meio de comunicação importante. O indivíduo expressa, por meio da Arte, seus sentimentos, suas angústias, suas alegrias e se sente participativo na sociedade na qual está inserido.
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A educação artística é um meio importante de transformação social e uma necessidade para a vida. Identifique dentre as alternativas a que trata da importância da Arte do ponto de vista antropológico, para além do ponto de vista mercadológico.
  • A. É possível olhar a comercialização da Arte não só pelas distorções que isso gera, mas também pelos benefícios trazidos, como a geração de empregos e a difusão das diferentes expressões artísticas para um número cada vez maior de pessoas.
  • B. As diversas produções artísticas são geradoras de negócios e de riquezas e, consequentemente, de empregos, conforme revelam estudos sobre a cadeia produtiva em diversos setores de produção artística.
  • C. Na pré-produção das Artes, devem ser considerados a importância da indústria de instrumentos musicais e de equipamentos de som e de gravação, a matéria-prima, a fabricação de suporte e a indústria fonográfica, o ensino profissional artístico e técnico, a formação de plateia e a educação musical.
  • D. A Arte faz parte do ser humano. Não há grupo social conhecido sem manifestações artísticas e culturais. Estas permeiam toda a vida humana e formam a identidade de um povo. Por isso, as Artes fazem parte de nossa mais antiga memória. Retrata o conhecimento do homem, o que ele é e produz.
  • E. Os governos deveriam dar mais incentivos e recursos às Artes, não só pela importância que a cultura tem para uma sociedade, mas sob este outro forte argumento: a geração de recursos.
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Considerando a importância e a necessidade do trabalho com a poesia na escola, identifique a alternativa que contradiz a formulação em destaque no quadro.

  • A. Ensinar poesia (em todos os seus subgêneros) é trabalhar o texto como resposta a uma necessidade, a alguém (o leitor), a um tempo definido. A poesia dentro dessa concepção é um modo de viver o mundo (ver, sentir, experimentar e projetar) e cada composição poética reflete quem somos, o que pensamos, sentimos e buscamos.
  • B. Podemos dizer que a forma de ensinar a Literatura, especialmente a poesia, deve ser vista como um sistema de obras e autores, história literária ou conjunto de textos e poemas consagrados de grandes autores. Uma didática de transmissão de informações diversificadas acerca da literatura, a exemplo de biografias dos autores e títulos de obras, das datas e periodização, resumos e trechos de obras com suas respectivas características, prescindindo do exercício original da leitura da obra, envolvendo sempre sua análise linguística.
  • C. Os professores devem trabalhar com a poesia com seus alunos, porque esta atividade vem sendo indicada como um dos meios mais eficazes para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e simbólicas. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz este tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
  • D. É importante que o professor estimule os seus alunos a escutar essa linguagem (poética), despertando assim seus ouvidos para os versos, e que a criança descubra em si mesma esses versos e neles se encontre, refaça-se e se reencontre. O objetivo não é transformar os alunos em grandes escritores de poesias, até por que não se faz poetas, só estimulam-se a ler e escrever desde cedo. O objetivo é transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir através dos versos.
  • E. É muito importante trabalhar a poesia no contexto escolar com o apoio do professor, visto que a sala de aula deve ser, antes de tudo, território da inventividade e também um lugar onde se instiguem as possibilidades de criação e inovação. A poesia encanta principalmente os adolescentes, crianças e jovens por ser imaginosa, fantasiosa, além de ter o poder de despertar para algo que já é seu: a alegria de viver, a espontaneidade, a graça, a inventividade e a criatividade.
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