Questões sobre Artes Cênicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Artes Cênicas

No transcorrer da história do Circo no Brasil, houve um processo de aprendizagem que predominou durante anos e que até nos dias atuais ainda é possível encontrar exemplos desse processo, especialmente nos grupos circenses itinerantes da lona. Assinale a opção que corresponde a essa forma de compartilhamento do saber.

Observa-se que a arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:

I. Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica.

II. A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformações não foram significativas do ponto de vista da economia circense.

III. Na relação com a sociedade em que a arte circense está inserida, a tradição é colocada constantemente à prova e por isso o circo tenta incluir os novos modos de comunicação.

Está correto o que se afirma em

Do ano de 1960 até os primeiros anos do século XXI existiu, na cidade de Fortaleza, o primeiro curso técnico, continuado e específico em teatro, ligado à Universidade Federal do Ceará. Esse curso era denominado

A Commedia dell’arte existiu desde o século XVI na Europa, mas somente no século XVIII esse fazer teatral passou a adotar tal denominação. Esse tipo de comédia se caracterizava pela criação coletiva de atores que elaboravam espetáculos improvisados e apresentavam personagens tipificados que marcaram a história do teatro ocidental. Um desses personagens foi

Em outubro de 1944, surge o Teatro Experimental do Negro (TEN). Tendo como seu expoente maior Abdias do Nascimento, o TEN “visava estabelecer o teatro, espelho e resumo da peripécia existencial humana, como um fórum de ideias, debates, propostas e ação visando à transformação das estruturas de dominação, opressão e exploração raciais implícitas na sociedade brasileira dominante, nos campos de sua cultura, economia, educação, política, meios de comunicação, justiça, administração pública, empresas particulares, vida social, e assim por diante. Um teatro que ajudasse a construir um Brasil melhor, efetivamente justo e democrático, onde todas as raças e culturas fossem respeitadas em suas diferenças, mas iguais em direitos e oportunidades” (Abdias do Nascimento). Dois importantes nomes do Teatro Experimental do Negro são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis