Questões sobre Arte/Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arte/Educação

O ensino da Arte na escola faz todo o sentido, pois a escola é um espaço ímpar de construção cultural. A educação escolar constitui-se por duas matrizes culturais: cultura escolar (currículo, programas oficiais) e cultura da escola (currículo oculto, constituído nas relações), e, conforme Strazzacappa (2008, p. 77), “A arte é uma produção cultural”. Portanto, como disciplina escolar, tem sua composição plenamente integrada ao âmbito da escola. De acordo com o exposto, marque a opção INCORRETA.

Educadores preocupados com as questões do ensino da Arte deram início a uma ampla discussão que, na década de 80, deflagrou a criação da Federação de Artes Educadores. Dessa mobilização, resultou o redimensionamento da concepção da Arte no contexto educacional formal, o que está contemplado, em certa medida, nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (Brasil 1998), nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte (Brasil, 1997, Brasil, 1998), para o ensino fundamental, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999). Nesses documentos, a Arte é apontada como área de conhecimento (os documentos se referem ao ensino de Arte, e não mais à Educação Artística), e as diferentes linguagens são respeitadas quanto às especificidades inerentes a cada uma, no que tange aos conhecimentos a serem construídos. Assim, estão apresentadas as áreas de Artes Visuais, Musica, Teatro e Dança. O conhecimento a ser construído em cada uma dessas linguagens está organizado em torno de três eixos: a produção artística, a apreciação artística e a contextualização histórico-cultural dos diferentes fazeres em Arte, que são explicados assim:

I. Produzir refere-se ao fazer artístico (como expressão, construção, representação) e ao conjunto de informações a ele relacionados, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.

II. Apreciar refere-se ao âmbito da recepção, incluindo percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. A ação de apreciar abrange a produção artística do aluno e a de seus colegas, a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente.

III. Apreciar refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de informações a ele relacionadas, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.

IV. Contextualizar é situar o conhecimento do próprio trabalho artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o que desvela a existência de múltiplas culturas e subjetividade.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis