Questões sobre Arte/Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arte/Educação

Educação estética significa falar sobre construção da subjetividade, em construção da ordem social por prática hegemônica. A estética é parte integrante do real, da lógica, da construção do desenvolvimento das práticas exercidas pelos sujeitos, sendo que subjetividade e estética se coligam em sua totalidade, comungam no campo ideológico, dispensam a neutralidade, assumem sua produção e ou reprodução cultural e social. Em relação à educação artística e à educação estética, é INCORRETO afirmar que o(a)(as)

O século XXI demanda, das sociedades contemporâneas, competências específicas para que estas possam acompanhar a constante evolução ocorrida nos mais diversos setores: tecnológico, educacional e artístico, entre outros, o que exige dos indivíduos, como atores sociais, a necessidade do desenvolvimento de habilidades, e, dentre elas, as artísticas. Assim, o teatro na escola deve

A área de arte, dada a própria natureza de seu objeto de conhecimento, apresenta-se como um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais propostos nos PCNs. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Os temas transversais em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de arte, podem problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados.

II. Para trabalhar os temas transversais na área de arte, não se pode levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos e características de universalidade para sua aplicação.

III. Os temas transversais: ética, meio ambiente, orientação sexual e cidadania; tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar, podem ser incorporados na aplicação do ensino das artes na escola.

IV. É preciso trabalhar a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a se posicionar criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão. Assim, nas aulas de artes visuais, espera-se que os alunos sejam capazes de

I. expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio da articulação poética pessoal, desenvolvendo trabalhos individuais e grupais.

II. construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.

III. compreender, analisar e observar as relações entre as artes visuais, sem a necessidade de dialogar e compreender outras modalidades artísticas.

IV. identificar unicamente a diversidade da linguagem visual que se encontra em uma realidade estática, porém tentar perceber e analisá-la criticamente.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Como qualquer outra manifestação artística, a dança é uma forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação. Os conteúdos específicos da dança, portanto, podem ser agrupados em três aspectos principais que serão elencados e/ou privilegiados de acordo com as necessidades dos alunos e o contexto sociopolítico e cultural em que se encontram: dançar, apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança. De acordo com o exporto, numere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Dançar.

II. Apreciar e dançar.

III. Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos.

COLUNA B

( ) Conhecimento dos dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para a história da dança nacional, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões.

( ) Desenvolvimento das habilidades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando trabalho de memorização e reprodução de sequências de movimentos, quer criadas pelos alunos, pelo professor, quer pela tradição da dança.

( ) Experimentação e diferenciação entre repertório, improvisação, composição coreográfica e apreciação, atentando para as diferentes sensações e percepções individuais e coletivas que ocorrem nos quatro processos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis