Questões de Artes do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2017

O artista português Artur Alípio Barrio, em 1969, inicia no Brasil uma produção de arte denominada Situações, em que expõe trabalhos efêmeros e provocativos em uma relação direta entre arte e vida. Sua produção se evidencia com o lançamento de seu Manifesto, o qual é aberto com o texto inaugural:

No livro “Escritos de Artistas Anos 60/70”, organizado por Glória Ferreira, é possível verificar que o manifesto do artista, tem por base:

Hal Foster, ao analisar as obras de Andy Warhol, defende que “repetição em Warhol não é reprodução no sentido da representação (de um referente) ou simulação (de uma pura imagem, um significante desprendido). Antes, a repetição serve para proteger do real. Mas exatamente essa necessidade também aponta para o real, e nesse ponto o real rompe o anteparo proveniente da repetição”. Essa ruptura se dá entre a percepção e a consciência, entre o sujeito e o mundo, entre o dentro e o fora da obra. Associado ao pensamento do psicanalista francês Lacan, Hal Foster considera que essa ruptura expõe:

Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:

Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.

Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis