Questões de Artes do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2012

#Questão 48921 - Artes, Arte/Educação, FEPESE, 2012, ABDI, Professor de Artes Visuais

A arte e seu ensino na contemporaneidade busca ser crítica e conectada com a cultura, enfatizando o compromisso com a diversidade cultural que dá atenção à diversidade de códigos em função de etnias, gênero, classe social, religiões, etc.

 Para Ivone Richter (In Barbosa, 2002), o termo mais adequado a um ensino-aprendizagem em arte que se propõe estabelecer a inter-relação entre os códigos culturais de diferentes grupos culturais é:

#Questão 48922 - Artes, Arte/Educação, FEPESE, 2012, ABDI, Professor de Artes Visuais

Amanda Tojal (2007) foi pioneira no Brasil em sua abordagem na formação de públicos cegos para o museu. Com ela aprendemos que, na impossibilidade de um aluno visualizar imagens nas aulas de artes visuais, podemos recorrer:

#Questão 48924 - Artes, Arte/Educação, FEPESE, 2012, ABDI, Professor de Artes Visuais

Com relação à Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, é correto afirmar:

#Questão 48925 - Artes, Arte/Educação, FEPESE, 2012, ABDI, Professor de Artes Visuais

Pesquisas preocupadas com a educação, arte e inclusão apontam para a necessidade de produção de objetos pedagógicos para ampliar as possibilidades de sua inclusão na escola. Fonseca da Silva (2010) alerta que “os objetos pedagógicos devem garantir um conjunto de características a serem observadas pelo professor de arte”.

Dentre as características, podemos apontar como corretas as afirmativas:

1. Inserir a pessoa com deficiência na aprendizagem de artes da turma.

2. Potencializar as aprendizagens dos estudantes.

3. Veicular uma concepção de ensino de arte espontaneista.

4. Garantir os aspectos lúdicos, desestabilizador, investigativo e inquietante na aprendizagem da arte contemporânea.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 48927 - Artes, Arte/Educação, FEPESE, 2012, ABDI, Professor de Artes Visuais

As novas mídias trazem consigo novas linguagens e novas estratégias de aprender. Neste contexto é importante que a escola e os professores conheçam e se utilizem das mídias que estão no cotidiano, observando como elas podem colaborar na aprendizagem. A Mansão de Quelícera é um jogo eletrônico educativo que oportuniza novas possibilidades de interação e conexão com a arte, uma vez que durante todo o jogo o jogador é convidado a apreciá-la.

O jogo conta com citação de 101 obras da tradição de pintura artística, tendo por base o conceito que é marca das produções culturais contemporâneas.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito correspondente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis