Questões de Artes do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2011

#Questão 49923 - Artes, História da Arte, CESPE / CEBRASPE, 2011, SEGER/ES, Especialista em Desenvolvimento Humano

Por volta do século XIV, uma grande força criativa surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa, representando um período de intensa atividade artística. As cidades de Florença e Roma foram o centro desse florescimento nas ciências e nas artes. Cheios de um renovado interesse na cultura greco-romana, os artistas desenvolveram um conjunto de obras de arte de extraordinária beleza e magnificência na arquitetura, na escultura e, sobretudo, na pintura. O homem tornou-se o ponto focal dessa cultura. A criação da perspectiva linear foi parte de um amplo leque de descobertas técnicas que aprimoravam a representação da realidade na arte, podendo-se citar, ainda, o desenvolvimento do estudo da luz, sombra e anatomia humana, técnicas importantes para a realização pictórica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O movimento acima referido uniformizou os estilos, sendo as obras, em sua maioria, anônimas.

#Questão 49925 - Artes, História da Arte, CESPE / CEBRASPE, 2011, SEGER/ES, Especialista em Desenvolvimento Humano

Por volta do século XIV, uma grande força criativa surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa, representando um período de intensa atividade artística. As cidades de Florença e Roma foram o centro desse florescimento nas ciências e nas artes. Cheios de um renovado interesse na cultura greco-romana, os artistas desenvolveram um conjunto de obras de arte de extraordinária beleza e magnificência na arquitetura, na escultura e, sobretudo, na pintura. O homem tornou-se o ponto focal dessa cultura. A criação da perspectiva linear foi parte de um amplo leque de descobertas técnicas que aprimoravam a representação da realidade na arte, podendo-se citar, ainda, o desenvolvimento do estudo da luz, sombra e anatomia humana, técnicas importantes para a realização pictórica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Filippo Brunelleschi, Leonardo Da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Sandro Botticelli foram artistas centrais do mencionado período.

#Questão 49927 - Artes, História da Arte, CESPE / CEBRASPE, 2011, SEGER/ES, Especialista em Desenvolvimento Humano

Por volta do século XIV, uma grande força criativa surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa, representando um período de intensa atividade artística. As cidades de Florença e Roma foram o centro desse florescimento nas ciências e nas artes. Cheios de um renovado interesse na cultura greco-romana, os artistas desenvolveram um conjunto de obras de arte de extraordinária beleza e magnificência na arquitetura, na escultura e, sobretudo, na pintura. O homem tornou-se o ponto focal dessa cultura. A criação da perspectiva linear foi parte de um amplo leque de descobertas técnicas que aprimoravam a representação da realidade na arte, podendo-se citar, ainda, o desenvolvimento do estudo da luz, sombra e anatomia humana, técnicas importantes para a realização pictórica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O citado período de renovação cultural, que perdurou por mais ou menos três séculos, é conhecido como Renascimento.

#Questão 49930 - Artes, História da Arte, CESPE / CEBRASPE, 2011, SEGER/ES, Especialista em Desenvolvimento Humano

Considerando as figuras VI e VII, julgue os itens conseguintes, relacionados a linguagem visual, produção em arte e história da arte.

A Vênus, retratada por Botticelli como uma figura esguia, alongada e de traços harmoniosos, com formas similares a antigas estátuas de mármore, representa o renascimento da mitologia clássica.

#Questão 49933 - Artes, História da Arte, CESPE / CEBRASPE, 2011, SEGER/ES, Especialista em Desenvolvimento Humano

Considerando as figuras VI e VII, julgue os itens conseguintes, relacionados a linguagem visual, produção em arte e história da arte.

Na pintura A Virgem, o Menino e Santa Ana, mostrada na figura VI, bem como na renomada obra Mona Lisa, evidencia-se que Leonardo da Vinci não empregava sua maestria para retratar rostos humanos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis