Listagem de Questões de Artes
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem da arte, assinale a opção correta.
No processo de ensino/aprendizagem da arte, não é possível integrar tecnologias diferenciadas, como as telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais.
O professor de arte deve ter uma visão pedagógica inovadora, porém restrita à que pressupõe a participação dos alunos.
O processo de ensino aprendizagem da arte é, sem dúvida, muito instigante somente para o aluno.
O ensino da arte não fornece subsídios para que os alunos se tornem autônomos e desenvolvam um senso estético.
O ensino da arte nas escolas deve incentivar a criatividade, facilitar o processo de aprendizagem e preparar melhor os alunos para o enfrentamento do mundo.
A arte, no contexto da educação, é uma ferramenta poderosa para o processo de construção da cidadania, uma vez que é fundamental para a educação o contato com as várias linguagens artísticas, preparando o aluno para a apreciação da arte e desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Por dispor de conteúdos objetivos, a arte desenvolve o pensamento crítico.
Os novos meios e suportes tecnológicos comprometem de maneira negativa o fazer e a apreciação artística.
Os elementos e temas da cultura popular são determinantes para a criação do artesanato.
A criança reafirma seus valores culturais e de identidade por meio da arte.
O desenho, a pintura, a música, a dança são linguagens artísticas desconectadas umas das outras.
A prática pedagógica da arte deve-se ater principalmente ao ensino da escultura, realizado com o uso de técnicas de modelagem.
A arte contemporânea é caracterizada pelo rompimento de barreiras entre o visual, o gestual e o sonoro.
Os happenings só acontecem em locais alternativos estabelecidos fora do circuito comercial.
A interdisciplinaridade no ensino da arte só pode ocorrer na interconexão das diversas manifestações artísticas.
Escapa à competência do arte-educador propiciar aos seus alunos o contato com as várias linguagens artísticas e suas possibilidades expressivas.
O artista plástico Andy Warhol, que nasceu em Pittsburgh em 1928 e morreu em Nova Iorque em 1987, foi um dos iniciadores e expoentes da Pop Art.
O artista, embora usasse métodos de produção artesanal, procurou tornar a sua arte o mais industrial possível.
Em sua obra, utilizou a xilogravura, processo de reprodução de imagens em preto e branco.
Ele concretizou sua produção artística com temas extraídos da Idade Média, como latas de sopas Campbell, garrafas de Coca- Cola, rostos de ícones da indústria cultural.
As colagens e a utilização de matéria-prima mineral, como a terra, foram frequentes na obra de Andy Warhol.
Andy Warhol foi o criador da frase: “No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos.”.
Chegou ao Brasil, no século XIX, a célebre Missão Francesa, constituída por um grupo de artistas e artífices franceses, que criaram a Academia Real das Ciências, Artes e Ofícios, considerada o marco inicial da educação artística brasileira. Assinale a opção em que é apresentado o nome de um dos artistas participantes dessa missão.
Jean Auguste Dominique Ingres
Nicolas Poussin
Jean Baptiste Debret
Antônio Canova
Jacques-Louis David
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}