Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Listagem de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

A fim de garantir o acesso à informação e aos documentos, mas pensando também na melhoria da eficiência na organização documental, bem como na racionalização de custos, espaço físico e mão-de-obra, a legislação determina que os documentos permanentes devem ser guardados por um período mínimo de 30 anos, podendo ser eliminados após esse prazo.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

O órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é vinculado ao Arquivo Nacional. O CONARQ é presidido pelo diretor-geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.

Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.

A avaliação é uma atividade realizada exclusivamente pelo arquivista, responsável por definir quais os documentos que têm valor para fins administrativos e probatórios, quais os documentos que têm valor para a pesquisa e quais os documentos que podem ser eliminados.

Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.

O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado nos órgãos federais para classificar os documentos segundo as funções e atividades desempenhadas pelo órgão; reflete a hierarquia funcional, definida por meio de classes, subclasses, grupos e subgrupos; identifica espécies e tipos documentais, que são denominados genericamente assuntos, recebendo códigos numéricos que se relacionam à citada hierarquia funcional.

Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.

Em um órgão público federal, quando há, na tabela de temporalidade, a indicação para eliminação de documentos, os funcionários elaboram a lista dos documentos a serem destruídos, encaminham-na para análise no Congresso Nacional e, uma vez aprovada a eliminação naquela instância, deverá, ainda, ser sancionada pelo presidente da República, para que possa ser executada.

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