Questões sobre Conceitos Fundamentais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conceitos Fundamentais

Assinale a opção que não caracteriza uma das funções arquivísticas.

O documento cujo conteúdo contém informações acerca de pessoas, entidades, coisas, problemas, condições etc. é uma característica que define o registro documental com valor

O conceito de arquivo vem sendo moldado há muitos anos. O mais antigo manual de arquivística, o Manual de Arranjo e Descrição dos arquivistas holandeses, publicado em 1898, conceituou arquivo como "o conjunto de documentos escritos, desenhos e material impresso, recebidos ou produzidos oficialmente por determinado órgão administrativo ou por um de seus funcionários, na medida em que tais documentos se destinavam a permanecer na custódia deste órgão ou funcionário".

As mudanças do conceito de arquivo a partir das primeiras décadas do século XX não incluem o(a)

Hilary Jenkinson, arquivista inglês, afirmou que os arquivos "(...) têm, conseqüentemente, uma estrutura e uma natural relação entre suas partes, as quais são essenciais para sua significação. A qualidade de um arquivo só sobrevive em sua totalidade se sua forma e relações originais forem mantidas".

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, acerca das características do conceito de arquivo.

I Apesar de coletados artificialmente, os documentos de arquivo são acumulados nos escritórios em função dos objetivos práticos da administração.

II Um dos níveis de informação contidos em um arquivo é aquele existente isoladamente no documento de arquivo.

III Um dos níveis de informação contidos em um arquivo é aquele existente no arquivo em si, naquilo que o conjunto, em sua forma, em sua estrutura, revela sobre a instituição ou sobre a pessoa que o criou.

IV Ser um conjunto orgânico acumulado por uma dada atividade jurídico-administrativa é uma das características principais de um arquivo.

A quantidade de itens certos é igual a

Luciana Duranti privilegia o caráter contextual do documento arquivístico e diz que os documentos são inerentemente verdadeiros, isto é, as razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações. A característica do documento de arquivo a que a autora se refere é o(a)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis