Questões de Arquivologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2023

No que diz respeito ao princípio da proveniência, princípio basilar da Arquivologia, é correto afirmar que:

As normas de descrição foram sistematizadas e publicadas pelo Conselho Internacional de Arquivos nos anos 90 tendo suas versões em língua portuguesa no meado dos anos 2000. Sobre as normas internacionais:
I.Elas possuem objetos de descrição diferentes tal como documentos/fundos, autoridades, funções e instituições.
II.São normas internacionais de descrição arquivísticas utilizadas no Brasil: a ISAD(G), a ISAAR (CPF), ISDIAH e o ISDF. I
II.A tradução da ISAD(G) no Brasil é a NOBRADE cujo objeto de descrição são os documentos de arquivo.
É correto o que se afirma em:

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma e formato. Avalie as alternativas a seguir e analise:


I.Gênero refere-se à maneira que os documentos podem ser escritos ou textuais, cartográficos, iconográficos, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos.


II.Espécie é a definição a partir da disposição e da natureza das informações, são exemplos: Ata, Contrato, Decreto, Ofício ou Certidão.


III.Formato é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho.


É CORRETO o que se afirma em:

Métodos de arquivamento são as maneiras que podemos utilizar para colocar os documentos em ordem dentro do arquivo. Existem diversas formas de ordenação aplicadas aos arquivos, e cada uma delas tem uma terminologia técnica e algumas regras para a sua utilização. Abaixo assinale a opção que NÃO corresponde aos métodos de arquivamento.

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação ao tema noções de arquivologia.

( ) O princípio arquivístico da proveniência exige a retenção da identidade do documento, especificamente ao seu produtor. Nesse caso, os arquivos precisam ser organizados de acordo com a competência e atividades da instituição ou indivíduo legitimamente responsável pela acumulação, produção ou guarda dos documentos.
( ) Quanto à valoração dos documentos, o valor administrativo, também conhecido como secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins distintos daqueles para os quais foram originalmente criados. Nesse caso, os documentos passam a ser considerados fontes de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração.
( ) No tipo de arquivamento vertical, os documentos ou fichas são dispostos uns sobre os outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos. Essa disposição é aconselhável para arquivos correntes e amplamente utilizada para plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes.
( ) O catálogo é um instrumento de pesquisa organizado de acordo com critérios cronológicos, onomásticos e temáticos, reunindo a descrição pormenorizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica. Distingue-se do índice porque no catálogo existe a descrição individualizada dos documentos e no índice há somente a relação dos documentos.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis