Questões de Arquivologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2023

Assinale a alternativa correta com relação à gestão de documentos.

Analise as afirmativas abaixo sobre os conceitos básicos de Arquivologia.

1. Arquivo é a direção, supervisão, coordenação, organização e controle das atividades de um arquivo. 2. Armazenamento é a guarda de documentos em depósito. 3. Cópia autenticada é a cópia exata que, conferida à vista do original por autoridade competente, possui fé pública. 4. Metadado é um esboço que serve de base para a elaboração final de um documento. 5. Marca-d’água é a marca translúcida em papel, produzida durante o processo de fabricação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os arquivos são classificados quanto ao estágio de evolução, formalmente identificados como idade corrente, intermediária e permanente dos documentos arquivísticos, que são complementares e compõem o chamado “ciclo de vida dos documentos”.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca desse ciclo.

( ) Os documentos da fase intermediária possuem valor primário. ( ) A transferência de documentos é realizada da fase corrente para a fase intermediária. ( ) Os documentos da fase corrente devem necessariamente ser preservados por um tempo maior do que as atividades correntes. ( ) O valor imediato indica a guarda permanente dos documentos de arquivo. ( ) O recolhimento acontece quando os documentos passam da fase intermediária para a permanente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Os instrumentos de pesquisa materializam as informações contidas nos arquivos, possibilitando “a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados” (BELLOTTO, 2006, p. 179). Os principais instrumentos de pesquisa utilizados em arquivos são: inventários, catálogos, catálogos seletivos, índices e guias.
Assinale a alternativa correta acerca do inventário.

O diagnóstico da produção documental em empresas públicas e/ou privadas é uma ferramenta consolidada na arquivística e é considerado como a primeira etapa da organização de documentos, devendo ser iniciado com o levantamento de informações sobre a entidade geradora do arquivo (PAZIN, 2005, p. 9).
Analise as afirmativas abaixo com relação ao diagnóstico.

1. A elaboração do diagnóstico parte de entrevistas realizadas com os responsáveis por cada área/setor que produz e recebe documentos.
2. O mapeamento dos depósitos de documentos contém as características físicas do arquivo, dados de localização e volume documental.
3. A identificação da produção documental consiste em saber por que o documento é produzido e qual o caminho percorrido pelo documento ao cumprir sua função administrativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis