Questões de Arquitetura da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura da FGV

O arquiteto Severiano Mário Vieira de Magalhães Porto, mineiro de Uberlândia, graduou-se em 1954 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, mas escolheu o Estado do Amazonas para realizar suas experimentações e produções arquitetônicas.

A partir de comentários críticos sobre a arquitetura de Severiano Porto, aponte características desta arquitetura.

Alguns edifícios assumem papel significativo na cidade, especialmente aqueles destinados às atividades culturais, porque privilegiam o desenvolvimento de uma arquitetura cenográfica e espetacular, que conduz a associações metafóricas.
Identifique cada obra apresentada a seguir à sua respectiva associação metafórica.


( ) Pavilhão de Exposições Lucas Garcez – Ibirapuera, São Paulo (1951) ( ) Museu de Arte Contemporânea MAC - Niterói (1996) ( ) Museu Oscar Niemeyer MON - Curitiba (2002) ( ) Museu de Arte do Rio - MAR - Rio de Janeiro (2011) ( ) Museu do Amanhã - Rio de Janeiro (2013)

1. Oca indígena 2. Flor branca 3. Olho humano 4. Ondas 5. Bromélia

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

Recém-inaugurado em Dubai, o Museu do Futuro foi descrito como “um milagre da engenharia” pela combinação de tecnologia avançada e esforços meticulosos de centenas de profissionais, que permitiu a construção de uma estrutura em aço sem pilares com formato de anel elíptico com inscrições em caligrafia árabe.

Relacione as obras projetadas por renomados arquitetos brasileiros, listadas a seguir, aos sistemas construtivos representativos de suas respectivas produções arquitetônicas.

1. Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação - João Filgueiras Lima (Lelé). 2. Conjunto de Pampulha: Oscar Niemeyer. 3. Aldeias Infantis SOS - Severiano Porto. 4. Centro de Pesquisas CENPES/PETROBRÁS - Siegbert Zanettini. 5. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP - Vilanova Artigas/Cascaldi.

( ) pré-fabricação de componentes leves em argamassa armada. ( ) linguagem regionalista adaptada às condições ecológicas com uso de materiais locais: madeira e palha. ( ) aço como sistema único ou combinado com outros materiais, ecoeficiente e sustentável. ( ) o mundo de formas novas, que o concreto armado oferece, suporte ideal para liberdade plástica e soluções belas, inesperadas e harmoniosas. ( ) materialidade da construção expressa pelo concreto aparente, na sua forma brutalista e rústica.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada. 

O arquiteto africano Diébédo Francis Kéré, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022, é reconhecido por “empoderar e transformar comunidades por meio do processo da arquitetura”.
Com relação à obra de Kéré, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma expressão poética de luz, constante na obra de Kéré, faz com que os raios de sol se infiltrem nos espaços projetados, de forma a superar as duras condições locais e a propiciar conforto ambiental à edificação.
II. Ao usar argila como elemento principal em seu primeiro projeto, Kéré teve que convencer sua comunidade incrédula, por meio de ensaios com corpos de prova e de elaboração de maquetes, de que se tratava de material resistente e durável.
III. O uso inovador de materiais vernaculares associados à engenharia moderna proporciona às obras de Kéré formas inventivas sustentáveis e mostra o poder da materialidade enraizada no lugar, levando o conhecimento, a cultura e a sociedade de sua região.

Está correto o que se afirma em

#Questão 967914 - Arquitetura, , FGV, 2022, MPE-GO, Analista em Arquitetura Edificações e Urbanismo

As normas prescritas no Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas, elaborado sob coordenação do CAU/ BR, estão estruturadas em uma hierarquia de subordinação relativa, de três classes distintas, a saber:
1. princípios; 2. regras.; 3. recomendações.
Com referência às Obrigações Gerais, o arquiteto e urbanista deve:
(  ) reconhecer, respeitar e defender as realizações arquitetônicas e urbanísticas como parte do patrimônio socioambiental e cultural, devendo contribuir para o aprimoramento deste patrimônio.
(   ) exercer, manter e defender a autonomia própria do profissional liberal, orientando suas decisões profissionais pela prevalência das suas considerações artísticas, técnicas e científicas sobre quaisquer outras.
(   ) contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das tecnologias referentes à concepção e execução das atividades apropriadas às etapas do ciclo de existência das construções.
(   ) colaborar para que seus auxiliares ou empregados envolvidos em atividades de sua responsabilidade profissional adquiram conhecimento e aperfeiçoem capacidades e habilidades necessárias ao desempenho de suas funções.

Tais deveres referem-se, respectivamente, às classes 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis