Questões de Arquitetura da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura da FGV

#Questão 965925 - Arquitetura, , FGV, 2022, TRT - 13ª Região (PB), Analista Judiciário - Arquiteto

No desenho da planta de situação de um projeto de arquitetura, o arquiteto empregou a escala de 1:500. Considerando-se que a escala é a relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais, esta escala significa que cada

#Questão 965926 - Arquitetura, , FGV, 2022, TRT - 13ª Região (PB), Analista Judiciário - Arquiteto

O projeto de arquitetura apresenta caráter evolutivo e de retroalimentação de suas etapas. Nesse contexto, coloque as etapas, a seguir elencandas, em ordem cronológica crescente, respeitando a correspondência entre etapas e siglas apresentadas a seguir:


• anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ);

• anteprojetos complementares (AP-COMP);

• projeto completo de edificação (PECE);

• projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ);

• projeto para licenciamentos (PL-ARQ).


Assinale a opção que indica a ordem correta.

#Questão 965928 - Arquitetura, , FGV, 2022, TRT - 13ª Região (PB), Analista Judiciário - Arquiteto

O movimento Neocolonial, que preconizava uma independência cultural e procurava reviver formas autóctones, teve sua maior oportunidade no Brasil, durante a Exposição do Centenário da Independência realizada há 100 anos (setembro 1922), no Rio de Janeiro.

Assinale o nome daquele que se tornou a “alma do Movimento” e se abraçou a causa da nacionalidade como sua causa. 

#Questão 965929 - Arquitetura, , FGV, 2022, TRT - 13ª Região (PB), Analista Judiciário - Arquiteto

Um elemento da influência da arquitetura árabe em Portugal e Espanha que foi introduzido no Brasil Colonial para guarnecer as janelas e sacadas das casas térreas e assobradadas, e que permitia ventilação e vista para o exterior, mantendo a privacidade, denomina-se

#Questão 965930 - Arquitetura, , FGV, 2022, TRT - 13ª Região (PB), Analista Judiciário - Arquiteto

Em 1585, foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, marco embrionário para a Capitania Real da Paraíba. Com relação aos conceitos fundamentais sobre urbanismo na formação das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:


I. O fato de a povoação fundada em 1585 não ter tido status de cidade, como na maioria dos aglomerados urbanos surgidos àquela época, levou à irregularidade de seu traçado urbanístico de cidade informal, cunho inequívoco da mãe-pátria, sendo por isso considerada como cidade portuguesa no Brasil do que propriamente cidade brasileira.

II. Apesar da ausência de um traçado urbanístico prévio ou de uma ideia diretriz para o plano da cidade, na aparente desordem havia certa coerência orgânica, correlação formal e unidade de espírito que lhe concedia genuinidade.

III. A cidade surgiu sob o estigma da Coroa espanhola, tendo sido desenhada sob as normas das “leis das Índias”, identificadas na regularidade do traçado das primeiras ruas, no desenho geométrico e na racionalidade do plano da cidade e sob forte influência da Igreja Católica.


As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis