Questões de Arquitetura da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Arquitetura da CESPE / CEBRASPE

#Questão 30583 - Arquitetura, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, FUB, Arquiteto e Urbanista

As rampas devem ter inclinação de acordo com os limites estabelecidos na tabela apresentada. Para inclinação entre 6,25% e 8,33%, devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso.

Com base nas figuras I e II, na tabela e nas orientações da NBR 9050 de acessibilidade, julgue os itens a seguir.

Situação hipotética: Considere que o nível +3,00 de uma construção corresponda às medidas h constantes na “vista lateral” da NBR 9050 e o nível ±0,00 corresponda à linha de terra do desenho. Considere, ainda, uma inclinação de i = 10,00% na rampa e os patamares em planta com 1,50 m, à mesma maneira do desenho. Assertiva: Nessa situação, a medida total da rampa será de 18,00 m.

#Questão 30584 - Arquitetura, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, FUB, Arquiteto e Urbanista

A figura I apresenta uma foto do calçadão da Avenida Atlântica, de autoria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, de 1974, e a figura II mostra uma foto do calçadão tradicional de Copacabana.

Com base nos textos e nas figuras, julgue os itens subsequentes, relativos a paisagismo.

O calçadão de Copacabana, elemento paisagístico pavimentado com pedras portuguesas, pode ser classificado na categoria de “pátio”, de acordo com as definições apresentadas.

#Questão 30585 - Arquitetura, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, FUB, Arquiteto e Urbanista

A figura I apresenta uma foto do calçadão da Avenida Atlântica, de autoria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, de 1974, e a figura II mostra uma foto do calçadão tradicional de Copacabana.

Com base nos textos e nas figuras, julgue os itens subsequentes, relativos a paisagismo.

Tanto a pedra portuguesa quanto o desenho do calçadão tradicional têm origem em Portugal. Burle Marx apenas adaptou o desenho para o calçadão tradicional de Copacabana e, para o calçadão da Avenida Atlântica, criou um desenho abstrato sem repetição de formas.

#Questão 30587 - Arquitetura, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, FUB, Arquiteto e Urbanista

A figura I apresenta a imagem do Crown Hall (1956), em Chicago, Illinois, de Mies van der Rohe; a figura II mostra o templo dórico Teseion (450 a.C.) e a figura III apresenta um desenho do detalhe do frontão com indicação dos tríglifos.

De acordo com as figuras apresentadas, julgue os próximos itens, relativos à modulação e à racionalização da construção.

Mies van der Rohe, para a proposta da fachada do Crown Hall, utiliza a mesma modulação do templo grego, de forma que o módulo estrutural, dado pela distância entre as vigas da cobertura, está subdividido em seis módulos de vedação, que disciplinam a esquadria.

#Questão 30588 - Arquitetura, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, FUB, Arquiteto e Urbanista

A figura I apresenta a imagem do Crown Hall (1956), em Chicago, Illinois, de Mies van der Rohe; a figura II mostra o templo dórico Teseion (450 a.C.) e a figura III apresenta um desenho do detalhe do frontão com indicação dos tríglifos.

De acordo com as figuras apresentadas, julgue os próximos itens, relativos à modulação e à racionalização da construção.

Um templo grego apresenta uma ordem rígida de medidas, eixo a eixo, de todas as colunas, que, subdivididas em 2 submódulos, determinam o ritmo dos tríglifos.

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