Questões sobre Urbanismo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Urbanismo

#Questão 964997 - Arquitetura, Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Arquitetura

Observe abaixo desenhos e imagens da Moradia Estudantil da Unicamp (1989-91), Campinas-SP, obra do arquiteto Joan Villà. 
49_1.png (639×452)
49_2.png (764×795)

Em relação aos princípios urbanísticos e tecnológicos dessa arquitetura, constata-se que
I. A periferia é vista como um território de inovação, de criação, daquilo que não foi feito e, portanto, instiga de alguma forma a aventura. Uma aventura do desenho, da técnica, humana. A periferia não vista como repositório da degradação, em oposição ao centro constituído, bonito. II. A solução tecnológica se trata do rearranjo de peças de um material bastante tradicional, o tijolo cerâmico, de maneira a que conforme painéis pré-moldados levemente armados, de dimensões relativamente pequenas para serem leves e fáceis de executar. III. Cada edificação é definida por um volume simples, determinado, num conjunto nitidamente dividido em grandes categorias, onde o aspecto formal acusa a diferença de funções. A peça chave da unidade residencial é o grande edifício de planta serpenteante. IV. A questão da técnica não é dissociada da questão do desenho. Os desenhos construtivos, a configuração dos materiais, a interligação de técnicas e materiais e mão de obra, enfim, todas as questões construtivas estão intimamente ligadas à discussão da arquitetura.
Está correto o que se afirma APENAS em

#Questão 965016 - Arquitetura, Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Arquitetura

Em “Escalas da urbanização brasileira”, texto publicado em 2018 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aborda-se que os efeitos da urbanização ocorrem de modo distinto em cada região, correspondendo a diferentes escalas ou tempos de um mesmo processo. O território em sua totalidade entrega-se a diferentes impulsos, expressando em suas morfologias e em suas condições econômico-sociais essas diferentes escalas da urbanização.  
Com relação à municípios em estágio avançado de urbanização, é correto afirmar que se caracterizam por

#Questão 965000 - Arquitetura, Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Arquitetura

Nas últimas décadas do século XX, o novo urbanismo surgiu com foco na criação de comunidades em torno de um centro estruturado de maneira tradicional, rejeitando a dispersão humana e os danos ambientais causados pelo alastramento para os subúrbios e pela dependência do automóvel. A “Carta do Novo Urbanismo”, ratificada em 1996, apresenta as diretrizes teóricas dessa estratégia de planejamento.
Considere os seguintes princípios desta carta para a região, o bairro, a quadra, a rua e o edifício:
I. Os espaços urbanos devem ser definidos por um projeto paisagístico e arquitetônico que celebre a prática edilícia, a ecologia, o clima e a história locais. II. Todos os edifícios devem dar a seus moradores uma noção clara do tempo, do espaço e do clima. Os métodos naturais de aquecimento e refrigeração podem proporcionar um uso mais eficiente dos recursos do que os sistemas mecânicos. III. A unificação dos componentes arquitetônicos deveria contribuir para dar a nossas cidades uma homogeneidade salutar que é a marca própria de uma cultura urbana superior. Uma prudente limitação a alguns tipos de edifícios aumenta sua qualidade, elevando o nível social da população. IV. Nos bairros, um amplo leque de tipos e preços de moradia pode facilitar a interação diária de pessoas de diferentes idades, raças e níveis de renda, fortalecendo os vínculos pessoais e cívicos, essenciais para uma verdadeira comunidade.
É correto o que se afirma em

#Questão 965020 - Arquitetura, Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Arquitetura

A Carta do Embu, publicada em 1976, é um documento subscrito por urbanistas e juristas que marca a definição do instituto solo criado. Segundo Luisa Maffei Costa, observados os considerandos constantes deste documento, há preocupação dos autores em constatar dados fáticos da realidade do crescimento acelerado e desorganizado das cidades e, ainda, em apontar suas consequências. 
Neste sentido, são dados fáticos, que justificam e embasam o instituto do solo criado: 
I. no território de uma cidade, certos locais são mais favoráveis à implantação de diferentes tipos de atividades urbanas. II. a legislação de uso do solo procura limitar este adensamento, diferenciadamente para cada zona, no interesse da comunidade. III. um dos efeitos colaterais da legislação de uso do solo é o de valorizar diferentemente os imóveis, em consequência de sua capacidade legal de comportar área edificada, gerando situações de injustiça. IV. o direito de propriedade, assegurado na Constituição, é condicionado pelo princípio da função social da propriedade, não devendo, assim, exceder determinada extensão de uso e disposição, cujo volume é definido segundo a relevância do interesse social.
É correto o que consta em

#Questão 965024 - Arquitetura, Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Arquitetura

Nos termos do Art. 3 da Lei nº 6.766/1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, somente será admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal. Entretanto, a lei determina territórios onde não é permitido o parcelamento do solo, independentemente da localização. São as áreas: 
I. alagadiças e sujeitas a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas. II. que tenham sido aterradas com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados. III. com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes. IV. onde as condições geológicas não aconselham a edificação.
É correto o que consta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis