Listagem de Questões sobre Projeto
Do ponto de vista geométrico, a forma do lote é definida por três características: a área da parcela, a relação de seus lados, e o paralelismo de seus lados opostos. Essas três características, por sua vez, estão fortemente ligadas a um quarto fator: a topografia do terreno. Esses quatro fatores juntos determinam as formas das parcelas. A maioria dos loteadores privados tenta minimizar a área da parcela de forma a maximizar a quantidade de parcelas e assim, maximizar o rendimento econômico do parcelamento. Sobre o parcelamento, assinale a alternativa incorreta:
Na medida em que aumenta a quantidade de parcelas, o custo da terra diminui, seguindo uma hipérbole.
Na medida em que aumenta a quantidade de parcelas por quilometro de rede de infra-estrutura, o custo derivado da implantação da infra-estrutura diminui, seguindo uma hipérbole.
Diminuição da área da parcela por redução de profundidade da mesma tem muito impacto nos custos da implantação da infra-estrutura.
A quantidade de lotes por quilometro de via sempre é maior para as quadras retangulares em comparação com as quadradas, com uma diferença variando entre 4 a 11% a seu favor.
Em geral, a regra econômica é que, nos traçados viários, quanto mais formas côncavas aparecerem em relação às convexas, os custos de infra-estrutura por lote tendem a diminuir.
No projeto de sistema viário urbano, é correto afirmar que:
usando menores raios de curvatura nos cruzamentos, torna o tráfego mais confortável e aumenta as áreas pavimentadas.
a largura ideal das pistas em avenidas de tráfego rápido 70 Km/h é de 2,50 m.
a hierarquia viária, que concentra o maior fluxo de tráfego em algumas vias escolhidas, traz economia de recursos.
a falta de hierarquia permite diminuir a largura média das vias e concentrar o estacionamento.
a capacidade de escoamento de tráfego de cada pista, sob condições de trânsito contínuo e sem interrupção, é de 5.000 a 7.000 veículos/hora.
Para a reabilitação urbanística de uma área degradada na periferia de uma metrópole brasileira, propôs-se um "Caderno de Tipologias de Vias" estabelecendo uma hierarquia viária para todo o bairro. Das posturas adotadas, a menos indicada é:
devido a necessidade de manter uma superfície de absorção de água, propor parte das ruas sem calçamento, manter a implantação de meio fios e a colocação de sarjetas.
para proteger as encostas da erosão causada pela chuva, propor asfalto para revestimento das vias distribuidoras e locais com o intuito de diminuir a velocidade das águas nas superfícies drenantes.
ao longo dos canais, proteger a vegetação das margens e sugerir o plantio de outras nas avenidas.
para futuras construções, propor recuos laterais.
para futuras construções, propor recuos permeáveis.
A distância mínima recomendável (d) em metros, entre bancadas de trabalho em uma cozinha deve ser de:
0,80
1,00
1,20
1,40
1,50
Na pintura de esquadria de madeira e metálicas o sistema de medição de praxe é multiplicar a área de vão luz por:
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