Questões sobre Normas e Legislação

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Inclusão, em um primeiro momento, é tornar a escola acessível a todos, sem discriminação e contemplando pessoas com deficiência. Para isso, é fundamental eliminar as barreiras e adequar meios pedagógicos e espaços escolares. Considerando a NBR 9050, no que diz respeito à acessibilidade das escolas, analise as seguintes afirmações:

I. As lousas devem ser acessíveis e instaladas a uma altura inferior máxima de 1,20 m do piso. Deve ser garantida a área de aproximação lateral e manobra de cadeira de rodas.

II. Quando forem utilizadas cadeiras do tipo universitário (com prancheta acoplada), devem ser disponibilizadas mesas acessíveis à P.C.R na proporção de pelo menos 1%, para cada caso, do total de cadeiras, com no mínimo uma para cada duas salas.

III. A entrada de alunos deve estar, preferencialmente, localizada na via de menor fluxo de tráfego de veículos.

É correto o que se afirma em

Considerando a figura apresentada, as informações a ela correspondentes e outros aspectos relacionados à acessibilidade, julgue os próximos itens, com base nas normas e na legislação brasileira sobre acessibilidade.

No segmento A da figura apresentada, não há nenhuma proteção contra queda.

Considerando a figura apresentada, as informações a ela correspondentes e outros aspectos relacionados à acessibilidade, julgue os próximos itens, com base nas normas e na legislação brasileira sobre acessibilidade.

Os segmentos B e C da figura protegem o usuário na rota acessível; os recursos utilizados no segmento C são recomendados para desníveis maiores que 60 cm.

Julgue os itens que se seguem, relativos à acessibilidade em sítios tombados e em edifícios públicos e privados. O equacionamento das soluções de acessibilidade em sítios tombados é condicionado à avaliação do risco de comprometimento do valor histórico do sítio em razão da incorporação dos equipamentos de acessibilidade, de modo que a imposição de um limite específico para cada sítio deve ser estudada caso a caso.

Julgue os itens que se seguem, relativos à acessibilidade em sítios tombados e em edifícios públicos e privados. Caso seja impossível adaptar áreas ou elementos de um imóvel público para torná-los acessíveis e visitáveis, as condições de acessibilidade podem ser garantidas por meio de informação visual, auditiva e tátil.

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