Questões de Arquitetura do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2025

A inspeção predial é uma tarefa importante para garantir a segurança e o bom funcionamento dos ambientes.

Analise as seguintes alternativas e assinale a CORRETA.

No prédio onde um vigia está de serviço, existe uma rampa para acessibilidade, permitindo acesso ao edifício. Essa preocupação e providência na estrutura estão direcionadas principalmente aos(às):

#Questão 1115359 - Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

Ao realizar uma reforma em um antigo tribunal, observou-se a necessidade de transpor um obstáculo isolado com extensão de 0,60 m. Para garantir que pessoas em cadeiras de rodas possam realizar a transposição desse obstáculo isolado, segundo a Lei nº 9.985/2000 e suas alterações, a largura mínima necessária, em metros, deve ser de:

Sobre a arte do período medieval gótico, é INCORRETO afirmar que:

#Questão 1116468 - Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu (Especialidade: Museografia)

Texto para s questão 


"O termo expografia foi inicialmente utilizado na França, a partir da década de 1990, tendo na figura de André Desvallées um grande defensor e difusor. A expografia ocupa-se, assim, da estruturação de uma linguagem complexa, plurissensorial, de grande intensidade de comunicação e grande capacidade de rearticulação de conhecimentos prévios, que opera com os objetos tomados como vocábulos e por meio de uma sintaxe abrangente que inclui o confronto, a taxionomia, a cronologia e a contextualização em suas mais diversas articulações. A expressão eficaz para a tradução do programa científico de uma exposição. "


ARAÚJO, Marcelo. “Comunicação Museológica: desafios e perspectivas”. Anais Seminários de Capacitação Museológica. Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 2004. p.310.

Montaner, arquiteto, escritor e professor na Faculdade de Barcelona, ao analisar os museus, afirma:

“No front mais vanguardista, foi se configurando o capítulo heterogêneo do museu que quer deixar de sê-lo, dissolvendo-se na realidade, negando qualquer solução convencional e representativa. No decorrer do século XX, o museu dirigiu-se continuamente para seus limites, tentando rompê-los e ultrapassá-los, revitalizando as críticas das vanguardas artísticas ao museu, reconhecendo especialmente o caráter problemático de qualquer lugar dedicado à arte contemporânea. Durante o período da cultura pós-moderna, consolidou-se a ideia genérica do antimuseu” 

MONTANER, 2003, p. 110.

Os museus foram e são importantes instituições que contribuem para o desenvolvimento social, colaborando em conceitos como arte, cultura e nação. A partir de tal perspectiva, é correto afirmar que, durante o período da cultura pós-moderna, consolidou-se a ideia genérica do antimuseu como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis