Questões de Arquitetura do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2013

#Questão 32426 - Arquitetura, Geral, FMP Concursos, 2013, MPE/AC, Analista de Engenharia

Para evitar a deterioração de telhados, especialmente em prédios de interesse histórico cultural, recomenda-se a rotina de inspeção periódica: 1) no revestimento externo de telhas e do sistema de captação e escoamento das águas pluviais; 2) na estrutura do telhado e do sistema de sustentação do forro com a periodicidade respectiva de:

#Questão 32427 - Arquitetura, Geral, FMP Concursos, 2013, MPE/AC, Analista de Engenharia

Para fazer um projeto que preveja a incidência solar e sombreamento, o arquiteto considera como a época do ano na qual o sol terá sua menor altura no céu:

#Questão 32428 - Arquitetura, Geral, FMP Concursos, 2013, MPE/AC, Analista de Engenharia

Ebenezer Howard escreveu uma obra intitulada Cidades-Jardins de Amanhã, que teve grande repercussão internacional, inclusive no Brasil. Ele propunha a urbanização baseada em alguns princípios, dos quais não fazia parte:

#Questão 32429 - Arquitetura, Geral, FMP Concursos, 2013, MPE/AC, Analista de Engenharia

Uma das críticas mais impactantes que a arquitetura e o urbanismo modernista receberam, foi de Jane Jacobs, jornalista norteamericana, com o livro Morte e vida de grandes cidades. Em sua ideia de que o “olho na rua” é que proporciona segurança, ela afirmava que as cidades necessitam de diversidade. Não faz parte dos itens por ela elencados como necessários para se obter diversidade:

#Questão 32430 - Arquitetura, Geral, FMP Concursos, 2013, MPE/AC, Analista de Engenharia

Segundo o arquiteto Flávio Villaça:

“A densidade demográfica urbana não é mera e irrelevante “formalidade”. Tem profundas implicações sobre os custos de urbanização, sobre o planejamento do espaço urbano, sobre a paisagem urbana, sobre o tráfego e o sistema de transportes, sobre o meio ambiente, sobre investimentos e políticas públicas urbanas. Problemas ambientais como a preservação da flora e fauna e a impermeabilização do solo são diferentes em uma e outra forma. Na periferia da Área Metropolitana de São Paulo, há condomínios fechados que ocupam áreas maiores que a da própria cidade-sede do município em que se encontram, apresentando sérios bloqueios ao tráfego e à expansão urbana. Não se trata de ser necessariamente contra ou a favor de uma ou de outra forma, mas, sim, de ter consciência das diferenças e fazer com que o planejamento urbano, a tributação e a distribuição social dos ônus das externalidades criadas conduzam a políticas públicas e posicionamentos adequados por parte dos governos, especialmente dos municipais.” VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001. p. 185.

Qual o instrumento usualmente utilizado, no planejamento urbano, para ordenar a densidade demográfica de uma cidade, ou setor dela?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis