Questões de Arquitetura do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2009

 

Com base nos textos e nas imagens apresentadas, julgue os itens subsequentes.

A associação do Barroco ao plano de Belo Horizonte devese ao uso de recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, a construção dos edifícios de maior importância no cruzamento de grandes avenidas. Em Goiânia, o estilo classicista original perdeu força em função do plantio de árvores e da ausência de monumentalidade nos edifícios públicos.

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

Obras dos arquitetos Ricardo Bofill, Robert Venturi e Aldo Rossi podem ser associadas ao pós-modernismo de cunho historicista. Philip Johnson, um modernista da primeira hora, autor de emblemáticos projetos dessa tendência, como a Glass House e o Seagram Building, em parceria com Mies van der Rohe, aderiu, na década de 80, ao pós-modernismo.

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

A arquitetura pós-moderna de cunho histórico tem uma forte ligação com os espaços comerciais. Em alguns shoppings, sua expressão máxima, nota-se uma abordagem eclética e uma clara referência ao passado histórico. Essa ligação, reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais que buscavam uma nova imagem corporativa, fez que o pós-modernismo fosse associado à cultura do consumo, representando valores efêmeros.

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

Paralelamente ao pós-modernismo de cunho histórico, surgiram, no início da década de 80 do século XX, propostas com base na filosofia estruturalista de Claude Lévi-Strauss. Contando com o suporte teórico de Jaques Derrida e Gilles Deleuze, os arquitetos buscaram novas bases para o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável, mais afeita às exigências ambientais do século XXI.

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

O desenho auxiliado por computador é atualmente uma ferramenta essencial em muitos aspectos da arquitetura contemporânea, mas a natureza particular do desconstrutivismo faz o uso de computadores especialmente pertinente. Modelagem tridimensional e animação auxiliam na concepção de espaços muito complexos, enquanto a habilidade em relacionar modelos computacionais para fabricar gabaritos permite a produção em massa de elementos modulares sutilmente diferentes a preços acessíveis. A arquitetura desconstrutivista tem como principais seguidores os arquitetos Peter Eiseman, David Liebskind, Bernard Tschumi e Zaha Hadid.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis