Questões sobre Padrões de projeto (Design Patterns)

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Listagem de Questões sobre Padrões de projeto (Design Patterns)

#Questão 968319 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), FAURGS, 2022, SES-RS, Analista de Desenvolvimento de Sistemas - Edital nº 15

Considere as seguintes afirmações sobre elementos essenciais de padrões de projeto, segundo a definição clássica GoF.

I - Um nome que seja uma referência significativa para o padrão.
II - Uma descrição do problema que explique quando o modelo pode ser aplicado.
III- Uma descrição da solução, ou seja, um modelo para uma solução de projeto que pode ser instanciado de diferentes maneiras.

Quais estão corretas?

#Questão 965286 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), UFSM, 2022, UFSM, 2022 - UFSM - Analista de Tecnologia da Informação

Em relação ao padrão de projeto Observer, considere as afirmativas a seguir.
I - O padrão de projeto Observer define uma dependência entre os objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados. Assim, ele é um padrão de projeto classificado como comportamental. II - A linguagem de programação Java implementa a classe java.util.Observable e a interface java-.util.Observer para que o padrão de projeto Observer possa ser rapidamente implementado. III - Nesse padrão de projeto, há dois elementos básicos de objetos. O primeiro objeto é o modelo que armazena as informações em alguma estrutura de dados ou array. Já o segundo, refere-se às visões e é responsável por exibir as informações dos modelos de diferentes formas. IV - No padrão Observer, o modelo notifica as visões sobre qualquer alteração em seus dados. Já as visões, recuperam as informações do modelo para exibi-las de modo atualizado e de diferentes formas.
Está(ão) correta(s)

#Questão 965287 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), UFSM, 2022, UFSM, 2022 - UFSM - Analista de Tecnologia da Informação

Alguns padrões de projeto surgem em diversas construções de código utilizando a linguagem Java. Por exemplo, na biblioteca de entrada e saída, a subclasse FileReader consegue ler um caracter ou uma sequência de caracteres de um arquivo. Entretanto, essa subclasse não possui um método para ler uma linha inteira de entrada e, por esse motivo, é comum o programador associar a sub-classe FileReader com a classe BufferedReader que adiciona métodos que permitem ler os dados de maneira mais sofisticada. Assim, a construção da linha do código ficaria da seguinte maneira:


BufferedReader entrada = new BufferedReader(new FileReader("meuArquivo.txt")); 


Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta o padrão de projeto utilizado para a construção do código Java acima descrito.

#Questão 877450 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), VUNESP, 2021, TJM/SP, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário (Desenvolvedor)

Um certo padrão de projeto (design pattern) de criação utiliza métodos para criar objetos sem que o chamador precise especificar a classe exata desses objetos, e sem invocar seu construtor diretamente. O método que define a classe a ser instanciada pode estar especificado em uma interface e ser codificado em classes que a implementam, ou então ser implementado em uma classe base e opcionalmente redefinido (overriden) em uma classe filha. Esse padrão de projeto é conhecido como

#Questão 846454 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), CESPE / CEBRASPE, 2020, TJPA/PA, Analista Judiciário - Análise de Sistemas (Desenvolvimento)

Assinale a opção que apresenta o padrão de arquitetura de software que, no âmbito DDD (domain driven design), é uma implementação do padrão para ajudar a prototipar, desenvolver e implantar rapidamente aplicativos orientados a domínio.

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