Questões de Arquitetura de Software da UFSM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura de Software da UFSM

#Questão 1118631 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Exatas e da Terra/Ciência da Computação/ Metodologia e Técnicas da Computação

Assinale a alternativa que indica o padrão que implementa uma estrutura de inversão de controle chamada de “o princípio de Hollywood”, que diz: “não nos chame, nós chamaremos você”.

#Questão 1118634 - Arquitetura de Software, Sistemas Distribuídos, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Exatas e da Terra/Ciência da Computação/ Metodologia e Técnicas da Computação

Os paradigmas de passagem de mensagens e chamada remota a procedimentos (RPC) permitem que componentes de sistemas distribuídos comuniquem-se para a realização de tarefas.

Em relação a esses paradigmas, considere as afirmativas a seguir.

I  →  Passagem de mensagens pode ser síncrona ou assíncrona, enquanto RPC é sempre síncrona.
II  →  Deadlocks podem ser um problema em sistemas de passagem de mensagens.
III  →  RPC requer que cliente e servidor utilizem o mesmo sistema operacional. 
IV  →  A passagem de mensagens não requer uma arquitetura de memória compartilhada para funcionar corretamente.

Está(ão) correta(s)

#Questão 965284 - Arquitetura de Software, Arquitetura em camadas, UFSM, 2022, UFSM, 2022 - UFSM - Analista de Tecnologia da Informação

Uma CNN (Convolutional Neural Network) representa um tipo particular de arquitetura de uma rede neural profunda que é particularmente adequada para conjuntos de dados de imagem. Em adição, devido ao seu bom desempenho quando comparada às abordagens tradicionais, as CNNs estão sendo utilizadas no desenvolvimento de várias aplicações que envolvem visão computacional. Uma CNN possui em sua arquitetura diversas camadas que passam por diversas operações. Nesse contexto, como é chamada uma das operações responsável por reduzir a informação da camada anterior, para fins de aumentar a eficiência computacional e que ainda é parte essencial de muitas arquiteturas CNNs?

#Questão 965286 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), UFSM, 2022, UFSM, 2022 - UFSM - Analista de Tecnologia da Informação

Em relação ao padrão de projeto Observer, considere as afirmativas a seguir.
I - O padrão de projeto Observer define uma dependência entre os objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados. Assim, ele é um padrão de projeto classificado como comportamental. II - A linguagem de programação Java implementa a classe java.util.Observable e a interface java-.util.Observer para que o padrão de projeto Observer possa ser rapidamente implementado. III - Nesse padrão de projeto, há dois elementos básicos de objetos. O primeiro objeto é o modelo que armazena as informações em alguma estrutura de dados ou array. Já o segundo, refere-se às visões e é responsável por exibir as informações dos modelos de diferentes formas. IV - No padrão Observer, o modelo notifica as visões sobre qualquer alteração em seus dados. Já as visões, recuperam as informações do modelo para exibi-las de modo atualizado e de diferentes formas.
Está(ão) correta(s)

#Questão 965287 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), UFSM, 2022, UFSM, 2022 - UFSM - Analista de Tecnologia da Informação

Alguns padrões de projeto surgem em diversas construções de código utilizando a linguagem Java. Por exemplo, na biblioteca de entrada e saída, a subclasse FileReader consegue ler um caracter ou uma sequência de caracteres de um arquivo. Entretanto, essa subclasse não possui um método para ler uma linha inteira de entrada e, por esse motivo, é comum o programador associar a sub-classe FileReader com a classe BufferedReader que adiciona métodos que permitem ler os dados de maneira mais sofisticada. Assim, a construção da linha do código ficaria da seguinte maneira:


BufferedReader entrada = new BufferedReader(new FileReader("meuArquivo.txt")); 


Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta o padrão de projeto utilizado para a construção do código Java acima descrito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis