Questões sobre Padrões de projeto (Design Patterns)

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Listagem de Questões sobre Padrões de projeto (Design Patterns)

#Questão 1090909 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Análise de Sistemas de Informação

Julgue o item que se segue relativo à arquitetura de microsserviços, ao domain-driven design e a design patterns.


O padrão decorator permite que classes concretas sejam envolvidas em uma hierarquia de objetos que compartilham a mesma interface, em que cada decorador implementa a interface base e delega chamadas para o objeto decorado, adicionando funcionalidade antes ou depois da delegação.

#Questão 1133109 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), FCPC, 2025, UFC, Analista de Tecnologia da Informação / Área: Arquitetura e Desenvolvimento de Sistemas – Back-End

Os padrões de projeto (Design Patterns) são divididos em três categorias principais: padrões de criação, estruturais e comportamentais. Abaixo estão listados quatro padrões. Qual das opções classifica corretamente os padrões em suas respectivas categorias?

1. Singleton
2. Adapter
3. Observer
4. Composite

#Questão 899065 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANC - Analista em Computação - Ênfase em Teste de Software e Garantia da Qualidade

Os princípios GRASP (General Responsibility Assignment Software Patterns) definem diretrizes para atribuições de responsabilidades às classes e objetos durante a construção de Sistemas Orientados a Objetos. Os nove diferentes princípios apresentados em GRASP são: Criador, Especialista de informação, Baixo acoplamento, Controlador, Alta coesão e, EXCETO:

#Questão 902211 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Analista de Sistemas I - Desenvolvimento de Sisitemas

Os padrões de projeto na Engenharia de Software representam soluções que podem ser reusadas em diferentes contextos para determinados problemas que ocorrem com frequência.
Analise as afirmativas abaixo sobre alguns elementos que descrevem os Padrões de Projeto:

I. Problema: descreve o problema de que o padrão trata. II. Solução: fornece uma descrição detalhada de uma solução proposta para o problema. III. Consequências: descrevem os possíveis prós e contras que devem ser considerados quando o padrão é implementado e as consequências do uso do padrão.

Estão CORRETAS as afirmativas:

#Questão 968320 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), FAURGS, 2022, SES-RS, Analista de Desenvolvimento de Sistemas - Edital nº 15

Adapter, Observer e Singleton podem ser utilizados durante o projeto de software orientado a objetos, e são denominações de 

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