Questões sobre Padrões de projeto (Design Patterns)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Padrões de projeto (Design Patterns)

Sobre padrões de projeto, analise o cenário a seguir.
Um membro de uma equipe implementou uma classe responsável por se conectar com o banco de dados da aplicação. No entanto, essa classe está sendo instanciada em diversos trechos do programa, afetando consideravelmente seu desempenho. Para resolver esse problema, o técnico decidiu reduzir a quantidade de inicializações de objetos dessa classe, reaproveitando a mesma instância sempre que possível.
Qual dos padrões de projeto apresenta a solução descrita nesse cenário?

#Questão 966582 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), FGV, 2022, SEFAZ-AM, Analista de Tecnologia da Informação da Fazenda Estadual - Tarde

Os padrões GRASP descrevem princípios fundamentais de atribuição de responsabilidades em projetos de software orientado a objeto.


De acordo com esses padrões, o polimorfismo é um princípio orientador para atribuir responsabilidades

#Questão 966583 - Arquitetura de Software, Padrões de projeto (Design Patterns), FGV, 2022, SEFAZ-AM, Analista de Tecnologia da Informação da Fazenda Estadual - Tarde

O padrão de projeto de software orientado a objetos, que pode ser utilizado para garantir que uma determinada classe tenha somente uma única instância, é

Um sistema cliente-servidor precisa tratar de documentos que possuem imagens muito grandes. Essas imagens não são, necessariamente, apresentadas ao usuário sempre que ele carrega um documento, logo, carregar todas as imagens previamente, toda vez que o cliente abre um documento, pode gastar um tempo desnecessário. A melhor estratégia é carregar a imagem apenas quando a visualização é necessária. Ciente desse problema, o desenvolvedor responsável pelo sistema decidiu usar um padrão de projeto que fornece, no cliente, um objeto substituto que controla o acesso ao objeto original.

Qual foi o padrão de projeto utilizado? 

Façade, Iterator e Observer são denominações de ____________ e podem ser utilizados, como soluções já aprovadas a problemas comuns, durante o projeto de software orientado a objetos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis