Questões de Arquitetura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura

#Questão 1133971 - Arquitetura, Sistemas Estruturais, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

Na elaboração do projeto que envolve a construção de diferentes edificações, a equipe de arquitetos decidiu utilizar o concreto como material construtivo. Uma preocupação encontrada durante a elaboração do projeto foi o estado-limite de vibrações excessivas, pois, com o intuito de assegurar o comportamento satisfatório das estruturas sujeitas a vibrações, deve-se afastar o máximo possível a frequência própria da estrutura Imagem associada para resolução da questão da frequência crítica Imagem associada para resolução da questão, que depende da destinação da respectiva edificação. Sabe-se que, na falta de valores determinados experimentalmente, podem ser adotados os seguintes valores de frequência crítica Imagem associada para resolução da questão para vibrações verticais em alguns casos especiais de estruturas submetidas a vibrações pela ação de pessoas:
I. 8,0;
II. 7,0;
III. 4,5;
IV. 4,0;
V. 3,5.
Tendo isso em vista, associe esses valores de Imagem associada para resolução da questão com a destinação das respectivas edificações do projeto, apresentadas a seguir.
( ) salas de concerto com cadeiras fixas
( ) escritórios
( ) passarelas de pedestres ou ciclistas
( ) salas de dança ou de concerto sem cadeiras fixas
( ) ginásio de esportes e academias de ginástica
A sequência correta é:

#Questão 1133975 - Arquitetura, Urbanismo, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), criada pelo governo federal em 2012, objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no âmbito dos municípios. Pretende contribuir para o acesso universal à cidade. A PNMU estabelece um Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, que organiza os modos de transporte, de serviços e de infraestruturas para garantir os deslocamentos de pessoas e cargas dos municípios. Em relação à PNMU, é correto afirmar que:

#Questão 1133976 - Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

O Decreto nº 5.296/2004 regulamenta as Leis nº 10.048/2000, que confere prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e a nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, requerendo que os projetos arquitetônicos e urbanísticos atendam aos princípios do desenho universal, tendo como referência as normas técnicas da ABNT. Com base nessas normativas, o perito Astolfo é designado para fazer uma avaliação nas condições de acessibilidade na rua Sal Grosso da cidade de Pimenta do Reino. A referida rua apresenta as seguintes condições:
I. calçadas com largura total de 3,00 m;
II. faixa de serviço com largura de 0,80 m;
III. faixa de acesso com largura de 1,20 m;
IV. faixa livre com largura de 1,00 m;
V. faixa livre com inclinação transversal superior a 3%;
VI. canteiros ajardinados posicionados na faixa de serviço;
VII. bancas de jornais existentes estão posicionadas na faixa livre;
VIII. travessia de pedestres feita por faixa elevada.
Ao fazer a inspeção nas calçadas dessa rua, Astolfo observou que:

Walter Gropius exerceu sobre a arquitetura e o urbanismo contemporâneos uma influência importante de alcance internacional, atuando não somente como profissional de arquitetura e urbanismo, mas também como docente e teórico. Em relação à atuação de Gropius, analise as afirmativas a seguir.
I. Gropius considerava a verticalização das cidades uma aberração, considerando que as cidades standard deveriam ser de baixa densidade.
II. Gropius foi um símbolo da arquitetura racionalista.
III. Os temas fundamentais de Gropius para a teoria do urbanismo foram a padronização, a pré-fabricação e a criação de um espaço moderno.
Está correto apenas o que se afirma em:

Texto 1


A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 216, ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a denominação Patrimônio Histórico e Artístico por Patrimônio Cultural Brasileiro. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e a definição dos bens passíveis de reconhecimento, sobretudo os de caráter imaterial.

Trabalhando com os conceitos do texto 1 e visando a facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de quatro grandes grupos.

Os quatro grupos em questão são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis