Listagem de Questões sobre Geral
Instruções: Para responder às questões de números 61 a 65 considere as informações a seguir.
Caso Proposto: licenciamento ambiental de projeto de aproveitamento hidrelétrico, com potência instalada prevista de 600 MW, com as seguintes características:
Considerada a estrutura dos estudos multidisciplinares do licenciamento ambiental do empreendimento em epígrafe, os estudos de arqueologia preventiva deverão se distribuir conforme uma lógica que contemple os fundamentos metodológicos e técnicos da disciplina, os quesitos definidos no ordenamento jurídico legal e infra-legal, além da necessidade de compatibilizar as atividades técnicocientíficas com a implantação do empreendido. Isto considerado, identifique a estratégia que melhor contempla o estudo de arqueologia preventiva necessário:
Termo de referência – planejamento do estudo de arqueologia preventiva – diagnóstico da arqueologia regional – avaliação de impactos sobre o patrimônio arqueológico – programa de mitigação de impactos sobre o patrimônio arqueológico – projeto de levantamento prospectivo intensivo – projeto de resgate e inclusão social do patrimônio arqueológico – consolidação da arqueoinformação e divulgação dos resultados.
Projeto de salvamento arqueológico – execução do salvamento arqueológico – estudo dos materiais arqueológicos – guarda dos materiais arqueológicos em museus regionais.
Diagnóstico da arqueologia regional – avaliação de impactos sobre o patrimônio arqueológico – programa de mitigação de impactos sobre o patrimônio arqueológico – projeto de levantamento prospectivo intensivo – projeto de resgate e inclusão social do patrimônio arqueológico – consolidação da arqueoinformação e divulgação dos resultados em mídia impressa e eletrônica.
Diagnóstico e programa de mitigação de impactos sobre o patrimônio arqueológico – levantamento, prospecção e escavações arqueológicas – análises de laboratório – elaboração de relatórios técnicocientíficos para os depósitos legais.
Projeto de salvamento arqueológico – relatório de salvamento arqueológico (atividades de campo) – relatório de salvamento arqueológico (atividades de laboratório) – relatório das condições de guarda dos materiais arqueológicos resgatados.
Na primeira renovação da licença de operação, a ativação de nova etapa de estudos de arqueologia preventiva
seria justificada pelos princípios estabelecidos na portaria IPHAN 7/1988 e convergiria para a área de influência indireta do empreendimento.
seria justificada pelos princípios estabelecidos na portaria IPHAN 230/2002 e se distribuiria pelas áreas de influência definidas no EIA/RIMA, eventualmente redesenhadas no plano de uso múltiplo do reservatório.
não seria necessária, pois o estudo de arqueologia preventiva anteriormente executado deu plena quitação às salvaguardas relacionadas com o patrimônio arqueológico.
só se justificaria em função do potencial arqueológico da região e dos resultados obtidos no salvamento arqueológico executado por ocasião da implantação da obra.
seria justificada pelos princípios estabelecidos na portaria IPHAN 28/2003, com foco na faixa de depleção do reservatório.
Instruções: Para responder às questões de números 66 a 70, considere as informações a seguir.
Considere um projeto de restauro e requalificação de uso de sítio de valor histórico-arquitetônico, tombado pelos três níveis dos sistema federativo, integrado por edificação da virada dos séculos XIX e XX e seu entorno de ambientação. O projeto, liderado por arquiteto especialista em restauro de bens patrimoniais, contempla vários interesses e áreas de conhecimento que congregam vários especialistas.
A propósito do comparecimento da Arqueologia neste processo, pode-se afirmar que
é dispensável, posto que o sítio tem valor históricoarquitetônio e isto não o qualifica como um sítio arqueológico.
fica a critério da coordenação do projeto que, examinando o local, pode definir se existe ou não interesse arqueológico.
o interesse arqueológico é imanente em qualquer sítio de valor histórico-arquitetônico.
embora haja interesse arqueológico, estudos de arqueologia só deverão ser planejados e executados se exigidos pelo IPHAN ou pelo Ministério Público.
é facultativo, pois sítios arqueológicos históricos não são objeto da Lei Federal nº 3.924/1961.
Em comparecendo neste processo, a Arqueologia atua como
técnica auxiliar da História
técnica auxiliar da História e da Arquitetura.
técnica independente, sendo seus relatórios colocados como anexos complementares.
uma das áreas de conhecimento integrante no complexo interdisciplinar que é o restauro de bens patrimoniais.
parte da História, entendendo-se que a arqueologia do período histórico é mais uma arqueografia interpretada pelos historiadores.
Definida a participação do arqueólogo no processo de restauro, ele atuará
em cotas positivas e negativas, com metodologia e técnicas arqueológicas.
em cotas positivas, acompanhando as intervenções arquitetônicas executadas na edificação.
em cotas negativas, resgatando materiais do subsolo.
em cotas negativas, resgatando materiais do subsolo e analisando as fundações da edificação.
no monitoramento arqueológico das intervenções arquitetônicas em cota zero.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}