Questões sobre Organização

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Organização

A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem. A estrutura do tipo comissão ou colegiada difere da estrutura em linha e assessoria em vários aspectos. Entre eles está o fato de que na estrutura em linha e assessoria o empregado recebe ordens de apenas um superior, enquanto na outra ele recebe ordens de vários superiores.

A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem. Alcance ou amplitude de controle consiste na definição do número ideal de subordinados que um superior hierárquico pode gerenciar com eficiência. A esse respeito, é correto afirmar que a amplitude ou alcance de controle tende a ser menor se o trabalho executado tem natureza operacional e repetitiva.

A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem. Considere que a diretoria de recursos humanos tenha subordinados a ela os departamentos de recrutamento e seleção, de registro e pagamento de pessoal, de treinamento e desenvolvimento e de saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho. Nesse caso, o critério de departamentalização adotado foi por divisão do trabalho.

Julgue os itens seguintes acerca do processo organizacional. Sabe-se que um dos mecanismos utilizados para o adequado funcionamento da direção é a delegação. A esse respeito, caso um superior delegue a subordinado a análise da qualidade das tarefas executadas pelos membros de uma equipe, então o subordinado prestará contas de sua nova atividade a esse superior hierárquico, mas a responsabilidade pela qualidade das tarefas executadas pela equipe permanece com o superior que delegou a atividade.

Acerca da comunicação organizacional, julgue o item a seguir. Estruturas do tipo linha e assessoria altamente hierarquizadas geram menos transtornos à comunicação organizacional que estruturas menos hierarquizadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis