Questões sobre Comunicação Empresarial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Comunicação Empresarial

A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As informações que fluem pelos diversos canais de comunicação em uma organização ocorrem, em sua grande maioria, de cima para baixo.

A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Tanto na comunicação de cima para baixo, quanto na comunicação de baixo para cima, a filtragem de informações, apesar da possibilidade de perda de alguns conteúdos, é essencial para o processo de comunicação dos funcionários e, por conseguinte, dos setores, departamentos etc., pois não permite que a informação chegue ao seu destino agregada de detalhes supérfluos. Assim, a filtragem torna o processo de comunicação eficaz, pois a informação recebida é oportuna, adequada e pertinente.

Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.

Quando Marina envia um memorando para as unidades da empresa, informando a respeito de um novo convênio firmado, mesmo não se formando um ciclo de feedback, este processo pode ser denominado de comunicação de mão única.

Considerando a caracterização de alguns tipos de documento, analise as definições abaixo.

1) Relatório: é uma descrição fundamentada e minuciosa de fatos ou de atividades realizadas por uma determinada pessoa ou grupo.

 2) Aviso: é uma comunicação (quase sempre curta), que se destina a tornar conhecidas informações gerais de caráter transitório.

3) Parecer: é uma declaração, feita com base em análises de outro documento, com fins de se comprovar a existência de algo.

4) Certidão: documento técnico, que se destina à apreciação de um assunto ou de alguma atividade realizada por um indivíduo ou grupo.

 5) Procuração: documento pelo qual se confere a uma outra pessoa o poder para efetuar algum ato como se essa pessoa fosse o próprio mandante.

Estão corretas apenas:

A respeito dos processos organizacionais, como a comunicação e a direção, julgue os itens que se seguem.

O padrão cadeia de comunicação segue rigidamente a cadeia formal do comando.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis