Questões Concurso Prefeitura de Recife - PE

Sobre as garantias fundamentais para a realização da supervisão de estágio, é correto afirmar que
    A) o limite máximo não deverá exceder dois estagiários para cada dez horas semanais de trabalho do profissional.
    B) o limite máximo não deverá exceder dois estagiários para cada oito horas semanais de trabalho do profissional.
    C) o limite máximo não deverá exceder três estagiários para cada oito horas semanais de trabalho do profissional.
    D) o limite máximo não deverá exceder um estagiário para cada dez horas semanais de trabalho do profissional.
    E) o limite máximo não deverá exceder três estagiários para cada dez horas semanais de trabalho do profissional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Conforme o Estatuto da Pessoa Idosa, a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio
    A) do cadastramento da população idosa em base territorial.
    B) da prática de esportes e de diversões.
    C) da participação na vida familiar e comunitária.
    D) da faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
    E) da inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito do Estatuto da Pessoa com Deficiência, é correto afirmar que
    A) considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, não pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
    B) considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
    C) considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, não pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
    D) considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo apenas de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, não pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em equidade de condições com as demais pessoas.
    E) considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, não pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em desigualdade de condições com as demais pessoas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição privativa do Assistente Social.
    A) Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.
    B) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
    C) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.
    D) Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
    E) Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
São os desafios da reforma sanitária na contemporaneidade, EXCETO
    A) reconstruir uma expressiva base de apoio social e parlamentar de caráter classista em defesa do SUS.
    B) ampliar a intervenção de empresas médicas e organizações sociais de saúde para superar a precarização do sistema de saúde pública.
    C) acumular forças em direção à reforma pública do subsistema privado, para reduzir os gastos das famílias com bens e serviços de saúde, em especial nos estratos inferiores de renda.
    D) inibir o empresariamento e o liberalismo médico, que transgridem a ética da medicina ou se utilizam indevidamente do SUS.
    E) ampliar o financiamento para melhorar a gestão e para fortalecer a participação social do SUS.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
São pressupostos da Política Nacional Antidrogas, EXCETO
    A) buscar incessantemente atingir o ideal de construção de uma sociedade protegida do uso de drogas lícitas e ilícitas e da dependência de tais drogas.
    B) reconhecimento das diferenças entre o usuário, o dependente e o traficante de drogas, tratando-os de forma diferenciada, considerada a natureza, a quantidade da substância apreendida, o local e as condições em que se desenvolveu a ação de apreensão, as circunstâncias sociais e pessoais e a conduta e os antecedentes do agente, considerados obrigatoriamente em conjunto pelos agentes públicos incumbidos dessa tarefa, de acordo com a legislação.
    C) a não admissão, um território nacional, do plantio, cultivo, importação e exportação, não autorizados pela União, de plantas de drogas ilícitas, tais como a cannabis.
    D) a orientação central da Política Nacional sobre Drogas que considera aspectos legais, culturais e científicos, especialmente, a posição majoritariamente favorável da população brasileira quanto às iniciativas de legalização de drogas.
    E) tratar sem discriminação as pessoas usuárias ou dependentes de drogas lícitas ou ilícitas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Durante a realização da entrevista, o assistente social identificou que os determinantes sociais que interferiram nos problemas de saúde/doença do usuário precisam ser levantados através da realização de coleta de dados através de outros instrumentos técnico-operativos e interpretados a partir de referencial teórico para que se estabeleça um parecer sobre a situação. Essa ação implica em
    A) um Relatório Social.
    B) um Estudo Social.
    C) uma Perícia Social.
    D) um Laudo Social.
    E) um Relatório Técnico Social.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para sensibilizar os usuários acerca dos direitos sociais, princípios e diretrizes do SUS, rotinas institucionais, promoção da saúde e prevenção de doenças, o assistente social, junto com a equipe, pode propor o planejamento de planos, programas e projetos. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.
    A) O programa vai envolver estudos, análises situacionais e diagnósticos sobre as condições de saúde da população usuária, acesso à informação e direitos de saúde básicos para propor objetivos, estratégias e metas a serem alcançados.
    B) O plano vai indicar um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo que é sensibilizar os usuários acerca dos direitos, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
    C) O projeto vai consistir em um instrumento técnico-operativo de execução de ações especificas, direcionado para intervir em determinado período, apresentando o detalhamento das operações a serem executadas.
    D) A abrangência do plano é reduzida, detalhando as ações a serem executadas, os indicadores de avaliação, os instrumentos de verificação e os meios de aferição em determinado período de tempo.
    E) A execução do plano depende do planejamento do projeto e possui menor nível de agregação de decisões que o programa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Durante a realização da reunião de grupo com gestantes na unidade de saúde, as mulheres começaram a relatar ao assistente social as angústias que sofrem durante a gestação com medo de não se adaptar à criança que irá nascer. Diante dos relatos, o assistente deve
    A) atender às gestantes individualmente e tranquilizá-las, pois é uma fase que vai passar.
    B) orientar em grupo que esses problemas serão comuns e que juntas poderão resolvê-los.
    C) orientar sobre a realização de atendimento social terapêutico para solucionar o problema.
    D) informar os familiares e amigos sobre as angústias das gestantes a fim de ajudá-las a resolver esse problema.
    E) orientar as gestantes que esses problemas serão discutidos com a equipe interdisciplinar e, identificadas as causas, o profissional competente irá atender às gestantes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Na unidade de saúde, o assistente social foi requisitado para realizar avaliação socioeconômica, visitas domiciliares e emitir parecer para usuários que necessitam de órteses e próteses. Sobre esse tema, é correto afirmar que
    A) a avaliação socioeconômica dos usuários tem por objetivo ser um instrumento que funcione como critério de elegibilidade para acesso a serviços de saúde, como órteses e próteses.
    B) as visitas domiciliares são importantes instrumentos a serem utilizados por assistentes sociais porque favorecem a verificação de dados fornecidos pelo usuário.
    C) a construção do perfil socioeconômico dos usuários busca evidenciar as condições determinantes e condicionantes de saúde, com vistas a possibilitar a formulação de estratégias de intervenção por meio da análise da situação socioeconômica (habitacional, trabalhista e previdenciária) e familiar dos usuários, bem como subsidiar a prática dos demais profissionais de saúde.
    D) a avaliação socioeconômica e a visita domiciliar permitem ao assistente social montar o processo e o preenchimento de formulários para o fornecimento de equipamentos, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, bem como a dispensação destes.
    E) a avaliação socioeconômica e a visita domiciliar são imprescindíveis para garantir que o acesso aos serviços de saúde, como órteses e próteses, atenda às suas reais necessidades e evite despesas extras injustificadas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: