181 Q3811
Administração
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
182 Q3775
Administração
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
No que diz respeito ao Planejamento e Controle da Produção (PCP) em uma indústria manufatureira, considere as afirmativas a seguir.

I - O PCP tem como incumbência transformar informações recebidas sobre os estoques existentes, previsão de vendas, linha de produção e capacidade produtiva em ordens de fabricação.

II - O PCP tem o propósito de garantir que a produção ocorra eficazmente, utilizando em produtos e serviços os recursos produtivos que estejam disponíveis.

III - O PCP coordena e utiliza os recursos produtivos de maneira a atender da melhor maneira possível aos planos definidos nos níveis estratégico, tático e operacional da organização.

É verdadeiro o que se afirma em
183 Q3757
Administração
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Dentre as diversas decisões da área de Compras de uma empresa com mais de uma unidade produtiva, podem ser destacados os trade-offs existentes entre manter muitos ou poucos fornecedores na base de fornecimento, ou, ainda, centralizar ou descentralizar o processo de compras. Sobre os trade-offs mencionados, analise as afirmativas a seguir.

I - Manter diversos fornecedores proporciona ganhos em negociação e facilita o fornecimento de longo prazo.

II - Manter um único fornecedor é uma boa alternativa para materiais de alto valor agregado e com criticidade de desempenho em qualidade.

III - A centralização do processo de compras proporciona vantagens na negociação de grandes quantidades e homogeneidade dos materiais adquiridos.

IV - A descentralização do processo...
184 Q3754
Administração
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. O PCP pode ser decomposto em Planejamento, Programação e Controle. Por Planejamento, deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas que alimentarão a Programação. Assim, o Planejamento se constitui na(o)
185 Q3687
Administração
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Muitas organizações, em seus processos de compras e suprimentos, utilizam a metodologia de supply chain, que significa
186 Q3613
Administração
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que passa por essa cadeia. Para alcançar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa deve
187 Q3612
Administração
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Sobre os conceitos de MRP (Material Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais) e Teoria das restrições, analise as afirmativas abaixo.

I - O MRP determina o momento (tempo) e as quantidades em que cada material deve ser produzido.

II - A produção puxada e a empurrada podem coexistir no mesmo processo produtivo.

III - Investir em um recurso não gargalo é sempre uma boa opção, pois reduz o tempo de ciclo total do produto.

IV - Para que uma linha de produção produza o máximo possível, é necessário que todos os seus recursos utilizem sua capacidade ao máximo.

V - No sistema MRP II, todos os recursos de produção são considerados, como, por exemplo, a capacidade das máquinas, a disponibilidade da mão de obra e os recursos financeiros....
188 Q11857
Administração
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere a figura para responder às questões de nos 41 e 42.

Analise as afirmações a seguir, com relação ao gráfico de controle apresentado.

I - As amostras 1, 7 e 9 estão dentro dos limites de variação natural do processo.

II - As amostras 5 e 12 estão dentro do LSE, mas fora dos limites de limites de variação natural do processo.

III - As amostras 5, 10 e 11 estão fora do limites de especificação e da variação natural do processo.

IV - As amostras 3 e 4 estão fora da variação natural do processo.

Estão corretas ...

189 Q7688
Administração
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de planejamento e controle da produção.

Os sistemas de administração da produção se destinam a fornecer subsídios acerca de dados e informações relacionados à produção, englobando o fluxo de materiais, a alocação da mão de obra, o uso e a necessidade de equipamentos, bem como a coordenação dessas atividades com clientes, fornecedores e distribuidores.

190 Q7687
Administração
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de planejamento e controle da produção.

Um sistema de planejamento de necessidades de materiais tem como filosofia que os materiais devem ser expedidos em um ritmo constante e inalterado para a linha de produção.