Questões sobre Abordagens Neoclássicas da Administração

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Listagem de Questões sobre Abordagens Neoclássicas da Administração

No tocante às vantagens e desvantagens das organizações linear e funcional, assinale a afirmativa CORRETA.

A respeito da estratégia de industrialização por substituição de importações (ISI), aplicada a economia brasileira nas três décadas subseqüentes à Grande Depressão, é correto afirmar que:

Para tornarem-se competitivas, as organizações precisam buscar constantemente a eficiência operacional e a eficácia administrativa. A produtividade é a demonstração de eficiência operacional. Mas isto só não basta.

Para buscar a competitividade, uma das chaves do sucesso da organização é a satisfação do cliente. Em toda esta dinâmica organizacional há necessariamente os envolvimentos táticos, estratégicos e operacionais sempre sob a orientação das unidades administrativas ou departamentais. Dentro do complexo organizacional, a Administração por Objetivos (APO) é a forma de administrar na qual são fixados objetivos a serem alcançados em um período de tempo. É um processo em que objetivos comuns são definidos por gerentes e subordinados de acordo com uma ordem de relevância ou de prioridade. Para tanto, as organizações definem três níveis de objetivos hierarquicamente organizados, que são

I. Eficiência, Eficácia e Operacional.

II. Satisfação, Competitividade e Produtividade.

III. Organizacionais, Estratégicos e Táticos.

IV. Táticos, Estratégicos e Departamentais.

V. Estratégicos, Táticos e Operacionais.

Pode-se afirmar que está (ão) correta(s)

Na década de 1950 os valores sócio-econômicos passavam por grandes reformulações. Peter Drucker, observando as turbulências pelas quais o ambiente passava, lançou a obra A prática da administração de empresas, em 1954. Nessa obra foram propostos os princípios do que viria a se constituir uma nova abordagem da administração. Drucker afirmava que "gerir, portanto, significa gerir por objetivos". Ali começava a se configurar o que conhecemos hoje como:

O "sistema de administração em que os administradores subordinados participam ativamente com os seus superiores no estabelecimento de metas quantificáveis e mensuráveis de desempenho para um dado período de tempo, base para dirigir os vários esforços departamentais e para avaliar o desempenho de cada membro do departamento" é definido por L. Megginson, Donald Mosley e P. Pietri Jr. como:

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