Questões de Administração do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração do ano 0000

A abordagem múltipla da administração abrange a organização formal e a organização informal, em que as organizações caracterizam-se por uma hierarquia de autoridade, isto é, pela diferenciação de poder. Os autores neoclássicos afirmam que as organizações desdobram-se em três níveis organizacionais: nível institucional ou estratégico, nível gerencial e nível técnico ou nível operacional. São funções afeitas aos níveis estratégico, gerencial e técnico, respectivamente, EXCETO:

Quanto à estrutura organizacional, julgue os próximos itens.

I A organização linear baseia‐se no princípio funcional, ou seja, no princípio da especialização. Suas características são: autoridade funcional ou dividida; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; e ênfase na especialização.

II A organização funcional está baseada no princípio da unidade de comando. Suas características são: autoridade única com base na hierarquia; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; e aspecto piramidal.

III A organização linha‐staff, ou hierárquico‐consultiva, é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional. Nela coexistem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria), mantendo relações entre si. Os órgãos de linha caracterizam‐se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

Assinale a alternativa correta.

Acerca do tema hierarquia e autoridade, analise as afirmativas a seguir.

I. A autoridade divide-se, horizontalmente, em níveis.

II. Somente no último nível as pessoas têm responsabilidade e prestam contas para as que estão acima (ou reportam-se para as que estão acima da escala hierárquica).

III. No alto da hierarquia, no primeiro nível, ou primeiro escalão, encontram-se os executivos (ex: diretor, superintendente e presidente).

IV. No segundo nível, abaixo dos executivos, encontram-se os gerentes intermediários. São responsáveis pela coordenação das unidades de trabalho chamadas departamentos, divisões ou gerências.

V. No último nível, o mais baixo, encontram-se os supervisores e, em alguns casos, os líderes de equipes autogeridas.

Estão corretas apenas as afirmativas

O Planejamento é uma importante ferramenta de gestão em qualquer esfera de atuação. Para o planejamento chamado de “estratégico”, é fundamental a identificação dos problemas no local ou serviço alvo do planejamento, e a aplicação de método racional de priorização dos problemas mais relevantes para a sociedade e que devem receber maior atenção dos gestores.

Assinale a alternativa correta entre os critérios que devem ser aplicados para a priorização dos problemas:

Uma das ferramentas que ajuda a compreender o ambiente interno de uma instalação, em relação às suas forças e fraquezas, e o ambiente externo, no que tange às oportunidades e ameaças para um decisão mais aprimorada nas ações de segurança, é conhecida como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis