Questões de Administração Pública da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Administração Pública da CESPE / CEBRASPE

A respeito da administração pública brasileira, julgue os itens que se seguem.

O conceito de aprendizagem organizacional está relacionado à capacidade de os indivíduos em determinada organização desenvolverem conhecimentos, habilidades e atitudes que gerem inovações no produto, no processo e na gestão, de forma a tornar a organização mais competitiva e sustentável.

Acerca da excelência nos serviços públicos, da administração de pessoal, da gerência de recursos humanos e da gestão estratégica, julgue os itens seguintes.

O termo agencificação refere-se à contratualização de resultados no âmbito de agências públicas.

No que tange à administração gerencial e às tecnologias a ela relacionadas, julgue os itens subseqüentes.

A coordenação dos ministros de Estado e das autoridades de primeiro escalão é exercida predominantemente por meio da atuação direta do presidente da República.

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

A forma ideal de preparar os gerentes públicos é promover o ingresso desses em escolas de administração de empresas, a fim de que aprendam as técnicas mais inovadoras de gestão.

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

É incorreto afirmar que a administração pública pós-burocrática, especialmente em termos do Public Service Oriented, seja orientada para o cidadão.

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