Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

No Brasil, a Administração Pública Gerencial foi superada pela Administração Pública 4.0, a qual foca substancialmente na democratização dos serviços ao público em geral. 

A diferença entre os modelos da Administração Pública Burocrática e Gerencial é bastante significativa, na medida em que a Gerencial parte de princípios e pressupostos diferentes, com outra visão de funcionários, do Estado e da sociedade. Relacione adequadamente a respectiva correspondência com as características da Administração Burocrática e Administração Gerencial.

1. Administração Burocrática.
2. Administração Gerencial.

( ) Pensa a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, onde os cidadãos defendem os seus interesses e afirmam as suas posições ideológicas.
( ) Prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.
( ) Não existe a confiança.
( ) É centralizadora e autoritária.
( ) Acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir.
( ) Prega o formalismo, a rigidez e o rigor técnico.
( ) É orientada para o cidadão, voltada para o consumidor; se concentra nas necessidades e perspectivas desse consumidor – o cliente-cidadão.
( ) Preza os princípios de confiança e descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivos à criatividade e inovação.

A sequência está correta em

A partir da perspectiva das políticas de reforma, a Nova Gestão Pública (NGP) tem sido a fonte teórica de ideias para desenhar e realizar novas práticas e processos no âmbito da gestão pública. Nesse sentido, o principal objetivo inerente às reformas do estilo NGP é tornar as práticas mais eficientes e obter “valor por dinheiro”, realizando mudanças organizacionais e de gestão para alcançar uma utilização mais eficiente dos recursos. São consideradas as principais características de management (gestão) que o diferencia da burocracia, EXCETO:

O termo burocracia, na linguagem comum, assumiu diversos contornos e significados; e, na maioria das vezes, é referenciado como algo pejorativo. Nesse sentido, a burocracia tende a ser relacionada à ineficiência, atrasos, confusão, autoritarismo, privilégio, dentre outras expressões de significado negativo. Na gestão pública, Max Weber constatou que o emperramento da máquina administrativa se caracterizava nos seguintes problemas, EXCETO: 

A partir dos anos 90, a inserção do gerencialismo na nova gestão pública tinha por objetivo implementar no setor estatal técnicas e ferramentas típicas da iniciativa privada. Desse modo, muitas estratégias empresariais passaram a ser readaptadas com o propósito de tornar o Estado mais eficiente. Assim, dentre os princípios que levariam a uma “reinvenção do governo”, assinale a alternativa que está de acordo com a proposta da nova gestão pública.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis