Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Acerca da Administração Pública Gerencial, analise as afirmativas a seguir:
I. A Administração Pública Gerencial surgiu com a Revolução Francesa, inspirada no ideal de promover uma coletividade justa e eficiente.
II. Como busca a reforma do Estado, a Administração Pública Gerencial tem foco nas ações de curto prazo do Governo, desprezando a importância dos cidadãos e das empresas.
III. A Administração Pública Gerencial é autorreferente, concentrando-se no processo de promover o bem comum independentemente dos resultados.
É correto o que se afirma

A evolução da Administração Pública no Brasil possui um marco relevante na década de 1990, inspirado em alguns princípios do modelo gerencial. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica mudanças ocorridas na Administração Pública desde então.

Conforme afirmam Matias-Pereira (2010, p.130) “os estímulos provocados pelo movimento internacional de Reforma do Estado foram responsáveis pela proliferação, nos países latino-americanos, de implementações de diversas experiências na área da Administração Pública. Essas mudanças tiveram como características básicas buscar maior flexibilidade gerencial em relação à compra de insumos e materiais, à contratação e dispensa de recursos humanos, à gestão financeira dos recursos, além de estimular a implantação de uma gestão que priorizasse resultados, satisfação dos usuários e qualidade dos serviços prestados”. Ferlie et al. (1999) caracterizam, no contexto internacional das reformas do Estado, quatro modelos da “Nova Administração Pública”. 
Quanto a esses modelos, analise as afirmativas abaixo:

I. O modelo do impulso para a eficiência pressupõe uma aproximação entre serviços públicos e serviços privados, preconizando a transformação do setor público por meio da introdução de padrões de eficiência desenvolvidos pelo setor privado.
II. O modelo do maior controle financeiro pressupõe a introdução de sistemas de custos e auditoria quanto aos aspectos financeiros e profissionais, poder outorgado à administração superior, com estabelecimento de objetivos claros, com o monitoramento do desempenho e desregulamentação do mercado de trabalho.
III. O modelo downsizing e descentralizado pressupõe a separação entre o financiamento público e a dotação do setor autônomo, mudança da gestão hierárquica para a gestão por contrato, surgimento de organizações separadas para compra e para prestação de serviços e redução drástica da folha de pagamento das organizações públicas.
IV. O modelo weberiano pressupõe uma hierarquia formal de autoridade, na qual existem regras definidas para a classificação e solução de problemas, que devem ser estendidas às comissões e aos organismos coletivos de decisão e formas escritas de comunicação.

São modelos da Nova Administração Pública apenas:

No que se refere à evolução da Administração Pública no  Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o item.


Com o modelo do PSO (Public Service Orientation), o entendimento de que o usuário do serviço deve ser visto como um cliente-consumidor foi fortalecido, em relação ao Consumerism

Para implantar uma nova administração pública gerencial é necessário que as instituições públicas estejam cada vez mais baseadas em conceitos nas ideias do setor privado.


Os 4 (quatro) E´s da Gestão Pública são, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis