Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Max Weber foi o idealizador do Modelo da Administração Pública Burocrática, a qual pode ser definida como resposta à evolução das demandas da população sobre o Estado. Sendo assim, a Burocracia deveria possuir eficiência como característica, além da clara separação entre o que é público e o que é privado. No entanto, com o passar dos anos, perceberam-se algumas disfunções no modelo. Assinale a alternativa que apresenta uma disfunção da Burocracia.

De acordo com Carranza (apud Di Pietro, 2018), Administração Pública em sentido subjetivo (formal) é o conjunto de entes (pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos) que tem a incumbência de exercer uma das funções do Estado: a função administrativa, ou seja, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do governo. Para o autor, no Brasil existiram basicamente as seguintes formas de administrar o Estado, quais sejam:
I. A administração patrimonialista.
II. A burocracia.
III. A administração gerencial.

Quais estão corretas?

Um dos importantes enfoques que surgiu junto com a administração gerencial, ou nova administração pública, foi a gestão por resultados. A gestão por resultados busca redirecionar o foco da gestão pública das suas questões internas para as necessidades dos cidadãos. Para tanto, possui dois pilares estratégicos principais, que são:

A transformação dos órgãos públicos para a configuração de um modelo pautado por resultados pressupõe a ruptura com alguns dos padrões gerenciais vigentes e o profundo repensar de outros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Traços culturais como o patrimonialismo e o individualismo contrastam com a burocracia profissional pautada pela impessoalidade e pelo mérito.

#Questão 866412 - Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, CESPE / CEBRASPE, 2021, TCE/RJ, Provas: Analista de Controle Externo - Especialidade: Ciências Contábeis Analista de Controle Externo - Especialidade: Controle Externo Analista de Controle Externo - Especialidade: Tecnologia da Informação Analista de Controle Externo -

Acerca da gestão do Estado, julgue os item a seguir.


No modelo burocrático, os cargos públicos não são profissionalizados e as esferas econômica e política se apresentam unificadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis