Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

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Listagem de Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

As funções burocráticas são as mais comuns nos setores administrativos, mas para que tudo ocorra de forma correta e em tempo hábil é necessário que:

Ao estudar as consequências previstas da burocracia que a levam à máxima eficiência, Robert Merton notou consequências imprevistas que levam à ineficiência e às imperfeições. A essas consequências imprevistas, Merton deu o nome de disfunções da burocracia para designar suas anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos (CHIAVENATO, 2021). Segundo Merton, entre as principais disfunções da burocracia estão:


I. Excesso de formalismo e de papelório.

II. Impessoalidade do relacionamento.

III. Hierarquização da autoridade.


Quais estão corretas?

Segundo Chiavenato (2021), entre as disfunções da burocracia estão:

I. Internalização das regras e apego aos regulamentos.
II. Resistência às mudanças.
III. Exibição de sinais de autoridade.

Quais estão corretas?

Max Weber, ao apresentar os conceitos de burocracia, demonstra pontos relevantes para esse desenvolvimento pessoal. De acordo com Santiago (2011), alguns desses pontos são: tarefas orientadas por tarefas escritas, sistematização da divisão do trabalho, cargos estabelecidos de forma hierarquizada. Da mesma maneira, como consequência humana, surgem distorções ao burocratismo, conforme Santiago. Assinale a alternativa que NÃO representa uma distorção ao burocratismo. 

“A burocracia busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada. Separa-se a esfera pessoal, privada e familiar da esfera do trabalho, vista como esfera pública de atuação do indivíduo. Nas sociedades tradicionais, normalmente a esfera familiar e a esfera trabalho se confundiam, dado o caráter pessoal das relações. Na sociedade industrial, como vimos, há uma ruptura com esses padrões” (MOTTA; VASCONCELOS, 2010, p. 8). Como decorrência disso, a estrutura burocrática é baseada em princípios. Sobre eles, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.
( ) A existência de funções definidas e competências rigorosamente determinadas por leis ou regulamentos. A divisão de tarefas é feita racionalmente, baseando-se em regras específicas, a fim de permitir o exercício das tarefas necessárias à consecução dos objetivos da organização.
( ) Os membros do sistema têm direitos e deveres delimitados por regras e regulamentos. Essas regras se aplicam igualmente a todos, de acordo com seu cargo ou sua função.
( ) Existe uma hierarquia definida por regras explícitas, e as prerrogativas de cada cargo e função são definidas legalmente e regulam o exercício da autoridade e seus limites.
( ) O recrutamento é previamente estabelecido, garantindo-se a igualdade formal na contratação. Portadores de diplomas legalmente estabelecidos têm o mesmo direito de concorrer ao exercício de determinado cargo.
( ) A remuneração deve ser igual para o exercício de cargos e funções semelhantes.
( ) A promoção e o avanço na carreira devem ser regulados por normas e com base em critérios objetivos, e não em favoritismos ou relações pessoais.
( ) Há uma separação completa entre a função e as características pessoais do indivíduo que a ocupa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

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