Questões de Administração Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral

O processo de comunicar metas e objetivos aos membros no qual os gestores anunciam, esclarecem e promovem os alvos para que os esforços devam ser direcionados é definido como:

Luther Gulick e LyndallUrwick ocuparam-se de formular teorias para o entendimento e a administração das organizações. Urwick, em diversos trabalhos publicados no final da década de 1930, empenhou-se também em desenvolver princípios de organização. Considerando que ele identificou oito princípios que se aplicavam a todas as organizações, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Objetivo. 2. Correspondência. 3. Responsabilidade. 4. Princípio escalar. 5. Amplitude de controle. 6. Especialização. 7. Coordenação. 8. Definição.
( ) Cada pessoa deve ter apenas uma função. ( ) Cadeia de comando. ( ) Reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. ( ) Autoridade e responsabilidades deveriam ser iguais. ( ) Nenhum chefe pode supervisionar o trabalho de mais de cinco ou seis subordinados. ( ) Toda organização deveria ser a expressão de um propósito. ( ) Cada tarefa deve estar claramente especificada. ( ) Cada pessoa investida de autoridade é responsável pelo trabalho de seus subordinados.
A sequência está correta em

Confúcio, filósofo chinês que viveu aproximadamente em 2500 a.C., naquela época, já enfatizava que se a linguagem não é correta, o que é “dito não é o que se pretende dizer”; se “o que é dito não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito fica por fazer”. Isso acontece devido às barreiras presentes na comunicação. Sobre o exposto, relacione adequadamente as barreiras da comunicação indicadas às respectivas características.
1. Barreiras físicas. 2. Barreiras pessoais. 3. Barreiras semânticas.
( ) Limitações decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. ( ) Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. ( ) Interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.
A sequência está correta em

Sobre gestão de projetos, relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe, no contexto da gestão pública, uma competência “intrapessoal” é a capacidade de

O planejamento tem como finalidade a forma como serão aplicados os recursos, financeiros e humanos, para que um determinado objetivo seja alcançado, se será a curto ou longo prazo, ale?m de “desenhar” como isso deverá acontecer. Sobre os tipos de planejamento, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Planejamento estratégico. 2. Planejamento participativo. 3. Planejamento tático.
( ) É muito utilizado na área empresarial; porém, pode ser utilizado também na área social, pois tem como função auxiliar na definição dos objetivos, das táticas e das metas a serem alcançadas.
( ) Agrega ao processo a noção de mobilização, de movimento, de manejo de técnicas, de recursos, enfim, de todos os meios (táticos) necessários que o gestor dispõe para enfrentar o oponente, ou uma “situação” complexa.
( ) Inclui distribuição do poder; inclui possibilidade de decidir na construção não apenas do “como” ou do “com que” fazer, mas também do “o que” e do “para que” fazer.
( ) Planejamento realizado no nível intermediário da organização e se ocupa, dentre outros fatores, com a alocação de recursos. Integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos.
A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis