Questões de Administração Financeira e Orçamentária do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Financeira e Orçamentária do ano 2022

De acordo com o art. 165, § 8.º , da Constituição Federal de 1988, a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. Esse dispositivo se refere ao princípio orçamentário do(a)

A Lei Complementar número 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF) ampliou o significado e a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ao atribuir-lhe a incumbência de disciplinar inúmeros temas específicos. Dentre estas atribuições, assinale a alternativa incorreta.

Tendo o poder público a necessidade de classificar suas despesas de modo que possa evidenciar as unidades administrativas responsáveis pela execução da despesa, isto é, os órgãos que gastam os recursos em conformidade com a programação orçamentária, é indispensável para a fixação de responsabilidades e os consequentes controles e avaliações. Assinale a alternativa que apresenta qual tipo de classificação tem estas características.

A atividade de uma empresa passa por alguns tipos de ciclos que integram conceitos contábeis com financeiros e, resulta no ciclo operacional, econômico e financeiro, importantes para entender o funcionamento da empresa. Analise as afirmativas a seguir sobre algumas definições e exemplos destes ciclos e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O ciclo operacional de uma empresa, por exemplo, industrial inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda.
( ) O ciclo econômico inicia-se com o primeiro desembolso e termina e encerra-se com a venda do produto fabricado.
( ) O ciclo financeiro tem início com a compra de matéria-prima, geralmente, com o recebimento da venda.
( ) O ciclo operacional pode iniciar junto com o ciclo financeiro, por exemplo, em empresas do ramo agropecuário ou de agroindústria que, normalmente, adiantam recursos para os produtores rurais ou fazem compra antecipada de safras agrícolas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Abaixo consta o Artigo 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar número 101/2000):


“Art. 49. As contas apresentadas pelo Chefe do Poder ______ ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela ______, para consulta e apreciação pelos cidadãos e ______.

BRASIL, 04/05/2000. Disponível em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm.

Acessado em 01 de agosto de 2022).


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis