Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO

O modelo brasileiro de controle do orçamento público é baseado na existência de um controle externo e de controles internos. Acerca dessa matéria, julgue os itens seguintes.

Cabe ao TCU aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei.

Julgue os itens seguintes, referentes a conceitos básicos de administração financeira.

Uma das razões pelas quais os mercados financeiros existem é a necessidade de as pessoas ajustarem seu consumo intertemporal.

Julgue os itens seguintes, referentes a conceitos básicos de administração financeira.

Os mercados financeiros não proporcionam meios para a realização de testes adequados à tomada de decisões de investimento.

Em relação aos princípios básicos de administração financeira e de contabilidade gerencial, julgue os itens subseqüentes.

Em oposição à modalidade de custeio por absorção, o custeio variável ou direto considera, para custeamento dos produtos de uma empresa, apenas os gastos variáveis, eliminando, assim, a necessidade de rateios e, conseqüentemente, as distorções deles decorrentes.

A Constituição da República trouxe diretrizes inovadoras de grande significado para a gestão pública, destacando-se a criação dos novos instrumentos, como o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias. Com esses instrumentos, valoriza-se o planejamento, as administrações obrigam-se a elaborar planos de médio prazo e esses mantêm vínculos estreitos com os orçamentos anuais. Ao definir detalhadamente a composição da lei orçamentária anual, a Constituição criou condições objetivas para a efetiva observância do princípio da universalidade, ou seja, a inclusão de todas as receitas e despesas no processo orçamentário comum. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

As despesas relativas a exercícios já encerrados dependerão da existência de crédito especificado na lei orçamentária ou em crédito adicional. De acordo com a norma geral brasileira, somente são passíveis de enquadramento as despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não tenham sido processado na época própria, desconsiderando totalmente os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis