A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza, desde 1972...

A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza, desde 1972, conferências com o objetivo de debater temas ligados ao desenvolvimento e ao meio ambiente. O Brasil sediou duas delas no Rio de Janeiro, em 1992 (Rio-92) e 2012 (Rio+20). Considerando os resultados dessas conferências realizadas pela ONU, tanto no plano nacional como no internacional, julgue os itens a seguir. O Brasil implementou o Protocolo de Cartagena mediante lei que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A asfixia é o fenômeno da modalidade de energia de ordem físico-química. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. São sinais externos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas.

II. Sufocação direta é a modalidade de asfixia que ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais ou por compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios.

III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: Manchas de Tardieu e diluição do sangue.

Assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Uma colher de metal de 0,01 kg com temperatura de 50°C é colocada em 98 ml de água que se encontra a uma temperatura de 25°C e o conjunto atinge o equilíbrio térmico a 25,5°C. O calor específico do metal que constitui a colher é igual a: (Considere: cágua = 1 cal/g°C ; dágua = 1 g/cm3.)

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue os itens subsequentes. As luvas de látex são adequadas e resistentes para manusear ácidos, bases e quaisquer solventes orgânicos.

Resolva a questão aqui ›