De acordo com as regras constitucionais aplicáveis ao con...

De acordo com as regras constitucionais aplicáveis ao controle externo no âmbito federal, julgue os itens a seguir. O TCU prestará as informações solicitadas por qualquer comissão do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Leia o texto abaixo para responder às questões 14 e 15.

Avalie as seguintes afirmações a respeito das estruturas lingüísticas do texto para assinalar a opção correta.

I. O singular do verbo da primeira oração do texto deve-se à expressão "Uma das"(L.1); se, em seu lugar, fossem empregados termos que mantivessem o sujeito no plural, como por exemplo, Entre as, o verbo deveria ser flexionado necessariamente no plural.

II. Na linha 7, a opção pelo verbo "parece", iniciando a oração, exige o emprego de uma forma impessoal de verbo no seu desenvolvimento; daí o uso de singular em "não haver como escapar"(L.7).

III. O emprego da preposição de é obrigatória antes do pronome relativo "que" (primeira ocorrência da linha 10, pois aí se inicia uma oração subordinada que completa a idéia de "sugestão"(L.10).

IV. A palavra "mesmo"(L.12), empregada com valor adverbial de ainda que, sugere que o autor antecipa uma rejeição ao argumento que explicita na oração anterior.

A quantidade de itens corretos é

Resolva a questão aqui ›


Julgue os seguintes itens, a respeito de lesões produzidas por projéteis de arma de fogo. A excentricidade da orla de escoriação presente em uma lesão de entrada de projétil de arma de fogo único não encamisado é indicativa de que este terá entrado no corpo de lado, o que poderia ter sido causado, entre outros aspectos, por um ricochete ou por transfixação ocorridos antes de o projétil atingir a vítima.

Resolva a questão aqui ›


As questões de números 9 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

É correto afirmar, considerando-se o contexto, que a Região Sudeste

Resolva a questão aqui ›