Analise as assertivas que seguem: I. Um cidadão promove...
O controle é hierárquico sempre que os órgãos superiores (dentro de uma mesma estrutura hierárquica) têm competência para controlar e fiscalizar os atos praticados por seus subordinados. Esta forma de controle é sempre um controle interno, típico do Poder Executivo, mas que também existe nos demais poderes. Um exemplo de controle hierárquico é o diretor de uma secretaria controlando o ato de seu serventuário.
I. CONTROLE EXTERNO = Exercido por um Poder ou um órgão estranho (DIVERSO) à Administração Pública! Exemplo, o controle exercido pelos Poderes Judiciário e Legislativo (político), e pelo Tribunal de Contas, responsável pelo controle financeiro.
II. CONTROLE POSTERIOR OU CORRETIVO: Revisão de atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou, somente, confirmá-los. ABRANGE ATOS como os de aprovação, homologação, anulação, revogação ou convalidação.
III. CONTROLE HIERÁRQUICO: Estrutura - organização, sendo conseqüência do escalonamento vertical dos órgãos e cargos. Daí vêm: supervisão, coordenação, orientação, fiscalização, aprovação, revisão e avocação das atividades administrativas. E ainda, por meio dele, as autoridades acompanham, orientam e revêem as atividades dos servidores
Navegue em mais questões