O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratiza?...

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) compreende o conjunto de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Sobre a excelência nos serviços públicos, é INCORRETO afirmar:
  • A. As normas ISO definem padrões de um sistema de qualidade e baseiam-se na noção de que determinadas características genéricas relacionadas às práticas gerenciais podem ser padronizadas e melhoradas continuamente.
  • B. O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi criado para suprir a carência de padrões de excelência e de certificações para os órgãos públicos à semelhança da Certificação ISO 9001, que estabelece modelos de gestão da qualidade específicos para organizações privadas.
  • C. Modelos de Excelência em Gestão são próprios para a avaliação da gestão de organizações públicas ou privadas. Por meio deles, é possível medir os níveis de gestão das organizações em relação ao estado da arte preconizado.
  • D. A excelência nos serviços públicos envolve a auto avaliação e a melhoria contínua do sistema de gestão.
  • E. O Modelo de Excelência em Gestão Pública adota práticas e tecnologias gerenciais visando a ampliar a capacidade de governança e governabilidade dos órgãos públicos e está alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea, dentre os quais, orientação por processos, aprendizado organizacional e geração de valor.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere o modelo Keynesiano simples, expresso pelas seguintes equações:

onde C = consumo, Y = produto da economia, A = gastos autônomos de investimento (I) e de governo (G). Não há impostos, e a e b são parâmetros da função consumo. Supondo-se que b = 0,8, o multiplicador dos gastos autônomos será igual a

Resolva a questão aqui ›


Sobre as parasitoses que acomentem os seres humanos julgue os itens a seguir:

I- A Leishmaniose Tegumentar Americana é causada por parasitos do gênero Leismania Ross, 1903. Este protozoário tem seu ciclo completado em dois hospedeiros, um vertebrado e um invertebrado (heteroxeno). Os hospedeiros vertebrados incluem uma grande variedade de mamíferos: Roedores, edentados (tatu, tamanduá, preguiça), marsupiais (gambá), canídeos e primatas, inclusive o homem. Os hospedeiros invertebrados são pequenos insetos da ordem Diptera, família Psycodidae, sub-família Phlebotominae, gênero Lutzomyia.

II- Quanto a morfologia: a Leishmania apresenta três formas durante o seu ciclo: - Amastigotas: de forma oval ou esférica, estas são as formas encontradas no hospedeiro vertebrado, no interior das células do SMF. Não há flagelo livre, mas um rudimento presente na bolsa flagelar. - Promastigotas: formas alongadas em cuja região anterior emerge um flagelo livre. São encontradas no tubo digestivo do inseto vetor e em cultura. - Paramastigotas: formas ovais ou arredondadas com flagelo livre. São encontradas aderidas ao epitélio do trato digestivo do vetor através de hemidesmossomas.

III- Com relação ao diagnóstico laboratorial, existem alguns métodos imunológicos como o teste intradérmico de Montenegro: é o mais utilizado no país para levantamentos epidemiológicos, avalia a hipersensibilidade retarda do paciente e a Reação de Imunofluorescência indireta (RIFI): teste bastante usado, com alta sensibilidade, porém apresenta reação cruzada para outros tripanossomatídeos. IV- Ciclo no vertebrado: O inseto, na sua tentativa de ingestão de sangue, injeta as formas amastigotas no local da picada. Dentro de 4 a 8 horas estes flagelados são interiorizados pelos macrófagos teciduais. Rapidamente as formas amastigotas se transformam em promastigotas, que são encontradas no sangue 24 horas após a fagocitose. As promastigotas resistem à ação destruidora dos macrófagos e se multiplicam intensamente, até ocupar todo o citoplasmo O macrófago se rompe, liberando as promastigotas, que vão penetrar em outros macrófagos, iniciando a reação inflamatória.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, relativos a linguagens de programação. Em se tratando de linguagens procedimentais, os dados são globais e, portanto, acessíveis a todos os procedimentos.

Resolva a questão aqui ›