A Seguridade Social brasileira é considerada um sistema...

A Seguridade Social brasileira é considerada um sistema híbrido por se constituir entre a lógica do seguro e o princípio da universalidade. Em razão disso, é correto afirmar que ela é, ao mesmo tempo, um sistema

  • A.

    contributivo e distributivo.

  • B.

    compulsório e securitário.

  • C.

    uniforme e equitativo.

  • D.

    contratual e equivalente.

  • E.

    universal e abrangente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acuerdo con el texto, las actividades económicas marginales en España:

Resolva a questão aqui ›


Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. Na condição de material de construção, as madeiras incorporam todo um conjunto de características técnicas, econômicas e estéticas que dificilmente se encontram em outros materiais existentes. Ela apresenta resistência mecânica tanto a esforços de compressão como aos esforços de tração na flexão, peso próprio reduzido, boas características de isolamento térmico e absorção acústica, seca é um material satisfatoriamente dielétrico, pode ser trabalhada com ferramentas simples além de um custo reduzido de produção e reservas que podem ser renovadas.

II. Chama-se cerâmica a pedra artificial obtida pela moldagem, secagem e cozedura de argilas ou misturas contendo argilas. As argilas são materiais terrosos que, quando misturados com água, adquirem a propriedade de apresentar alta plasticidade. Quando aquecida a menos de 600 °C, ela apenas apresenta alterações físicas, porém, quando a temperatura é superior as 600 °C, começam as alterações químicas. A vitrificação inicia-se por volta dos 950 °C. A experiência demonstrou que os produtos cerâmicos são tanto mais resistente quanto mais homogênea, fina e cerrada a granulação. Dentre as propriedades importantes estão à plasticidade e a retração.

III. Os materiais plásticos são largamente utilizados na construção civil principalmente os termoplásticos como, por exemplo, o PVC (cloreto de polivinila) além dos termofixos e dos elastômetros. Os plásticos como material para construção apresentam como principais vantagens a resistência aos esforços de tração, ao impacto, dilatação, deformação sob carga, rigidez, resistência ao calor e às intempéries. Os materiais plásticos são utilizados na condução de água quente, fria e pluvial, esgoto, eletrodutos, alguns tipos de esquadrias, coberturas e revestimentos isso porque em relação às canalizações metálicas apresentam baixo preço, facilidade de manuseio, imunidade à ferrugem e economia de mão de obra.

IV. Atualmente as tintas atendem às mais diversas finalidades, como luminescentes, tintas que inibem o ataque de fungos, bactérias, algas e outros organismos, tintas resistentes ao calor, à prova de fogo, etc. As tintas, que são os produtos mais usados para proteger materiais, são constituídas de uma suspensão de partículas opacas (pigmentos) em um veículo fluido. O veículo são óleos secativos que quando expostos ao ar em finas camadas, formam uma película útil. A preparação da superfície depende do tipo de material e do estado em que se encontra. A aplicação pode ser com pinceis, rolos, nebulização ou imersão.

V. Os metais são largamente utilizados na construção civil. Diferentemente do conceito químico de metais para a construção, o conceito está mais relacionado com suas propriedades, como, por exemplo, brilho, opacidade, condutibilidade térmica e elétrica, dureza, forjabilidade, etc. Ligas metálicas são misturas, de aspecto metálico e homogêneo, de um ou mais metais entre si ou com outros elementos. A ruptura por fadiga é a que ocorre, quando o metal é solicitado repetidas vezes por cargas menores ou em sentidos variados. A causa dessa ruptura é a desagregação progressiva da coesão entre os cristais, que vai diminuindo a seção resistente, até chegar ao limite. A corrosão ou oxidação é a transformação não intencional de um metal, a partir de sua superfícies exposta, em composto não aderentes, solúveis, ou dispersíveis no ambiente em que o metal se encontra

Estão corretas as afirmativas

Resolva a questão aqui ›


De acordo com as normas da ABNT, no método de projeção ortográfica, fixando a vista frontal, pode-se afirmar que:

I – no 1o diedro, a vista lateral esquerda é posicionada à direita; 

II – no 3o diedro, a vista superior é posicionada acima;

III – tanto no 1o quanto no 3o diedros, a vista posterior pode ser posicionada à direita ou à esquerda, conforme a conveniência.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

Resolva a questão aqui ›