Lodenir Karnop aponta depoimentos de surdos que tratam da...

Lodenir Karnop aponta depoimentos de surdos que tratam da leitura como dificuldades que encontram em lidar com a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa. Cita como problemática as práticas de leitura e escrita na escola e as formas como são estabelecidas as relações entre língua de sinais e língua portuguesa. Em uma escola bilíngue, a proposta da educação deverá varrer a ilusão de que
  • A. o surdo é considerado um aluno com deficiência verbal ou deficiência linguística, e a escola deverá oferecer uma noção adequada das relações entre a língua portuguesa e a língua de sinais.
  • B. a escola reconhece a situação bilíngue do surdo e aceita qualquer manifestação linguística diferente.
  • C. as práticas de leitura e escrita do aluno surdo são insubstituíveis por outra língua utilizada pelo professor ou pelo livro didático.
  • D. a educação deverá analisar o status linguístico da língua de sinais e da língua portuguesa no contexto escolar levando em consideração as capacidades e habilidades do bilíngue.
  • E. o ensino da língua portuguesa deverá estar vinculado ao conhecimento de mundo e ao conhecimento linguístico dos alunos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito da organização das idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Preserva-se a coerência textual ao se substituir “Muitos” (l.13) por Muitas, desde que se flexione “produtivos” (l.14) e “ignorados” (l.14) também no feminino.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, com relação às ideias e às estruturas do texto.

A retirada das vírgulas que seguem os nomes “policial” (l.15) e “masculina” (l.16 alteraria o sentido original do texto, mas manteria a sua correção gramatical.

Resolva a questão aqui ›


A geografia tem preocupação cada vez maior em conhecer o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações entre si. Como cada sociedade estrutura e organiza o seu espaço, é possível afirmar que:

I- as sociedades organizam e estruturam o espaço físico territorial frente às imposições do meio natural e pela capacidade técnica, pelo poder econômico e pelos valores culturais;
II- o meio físico é condição inescapável da organização da sociedade que procura adequar seus meios de vida e recursos técnicos às imposições naturais, podendo esta ser mais próspera ou mais pobre em função do que lhe é provisionado pela natureza;
III- a pesquisa e o planejamento ambiental tem como compromisso ampliar o conhecimento do espaço físico e integrá-lo como um substrato da organização social, que em última instância, determina as ações sobre ele.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

Resolva a questão aqui ›