As doenças relacionadas à obesidade custam R$ 488 milhões todos os anos aos cofres públicos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Aproximadamente 25% desse valor destinamse a pacientes com obesidade mórbida, que chegam a custar sessenta vezes mais que uma pessoa obesa grau I. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta com relação às recomendações do Ministério da Saúde para a cirurgia de obesidade.
Não há mais idade mínima e nem limite de idade para realização de cirurgia bariátrica. A indicação depende, sobretudo, da avaliação clínica (relação risco-benefício) e do cumprimento de critérios previamente estabelecidos (índice de massa corporal e presença de comorbidades).
A idade mínima para realização da cirurgia bariátrica é de dezoito anos de idade, se os pacientes apresentarem índice de massa corporal superior a 40 (obesidade grau 3).
A idade mínima para realizar o procedimento bariátrico é de dezesseis anos de idade. Esse procedimento deve ser indicado em caso de o paciente correr risco de saúde por causa da obesidade, além da necessidade de o paciente preencher todos os outros critérios estabelecidos (índice de massa corporal e presença de comorbidades).
Pacientes com diabetes e hipertensão têm indicação de cirurgia de obesidade se houver índice de massa corporal superior a 30.
Pacientes com obesidade mórbida grave devem submeter-se a tratamento de perda de peso previamente à cirurgia, preferencialmente com a colocação endoscópica de balão intragástrico.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}