Os Restos a pagar...

Os Restos a pagar

  • A.

    não processados referem-se a valores devidos em decorrência de empenhamentos sem a devida cobertura do crédito orçamentário e financeiro.

  • B.

    processados referem-se a empenhamentos não liquidados, porém com a devida cobertura financeira.

  • C.

    não processados referem-se a empenhamentos liquidados e não-pagos até 31/12 sem a devida cobertura financeira.

  • D.

    processados referem-se a empenhamentos liquidados e não pagos até 31/12 independentemente da sua cobertura financeira.

  • E.

    processados referem-se a empenhamentos não liquidados, porém com cobertura orçamentária e financeira.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O tratamento fisioterapêutico em pacientes portadores de tuberculose óssea na coluna inclui os seguintes procedimentos:

Resolva a questão aqui ›


Acerca de recuperação de bancos de dados e de tecnologias de bancos de dados, julgue os itens a seguir.

A Oracle permite que sejam definidas marcas, denominadas savepoints, a fim de possibilitar um rollback de apenas partes da transação. Essas marcas são especificadas com a utilização do comando savepoint. O rollback desfaz a transação até o útlimo savepoint criado.

Resolva a questão aqui ›


Os Conteúdos Básicos Comuns, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, estabelecem, para o ensino da Educação Física no ensino médio, que, ao tratar do esporte, sua condição como direito social deve ser discutida com os alunos e, nessa perspectiva, a legislação esportiva também deve ser abordada. A Constituição Federal (CF) de 1988 estabeleceu que o esporte e o lazer fossem tratados como direito de todos os brasileiros e a regulamentação da sua oferta à população foi esta-belecida, nas bases atuais, em 1998, com a Lei 9.615 conhecida como Lei Pelé, em homenagem ao ex-jogador de futebol que ocupava o posto de Ministro Extraordinário do Esporte, no governo de Fer-nando Henrique Cardoso. Sobre as contribuições que a Lei Pelé trouxe ao ambiente esportivo brasi-leiro, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Ficou estabelecido que o sistema esportivo brasileiro passasse a ter como base o ensino da Educação Física escolar, compreendida a partir de então como treinamento esportivo, de onde passaram a sair os atletas selecionados para os clubes esportivos em cada modali-dade.

( ) No que diz respeito ao financiamento esportivo, a Lei Pelé liberou o funcionamento dos cas-sinos, bingos e jogos de azar, cujos impostos recolhidos passaram a ter um percentual re-passado diretamente para os clubes, treinadores e atletas brasileiros.

( ) A Lei Pelé reconheceu como legítimas as práticas esportivas formais e não formais, além das seguintes manifestações sociais do esporte: educacional (praticado nos sistemas de ensino e formas assistemáticas de educação), de participação (de modo voluntário, com a finalidade de integração, promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente), de rendimento (com a finalidade de obter resultados e integrar as pessoas) e de formação (caracterizado pela aquisição inicial de conhecimentos esportivos que garantam competên-cia para a recreativa, competitiva e de alta competição, incluída no texto legal em 2015).

( ) Ficou estabelecido que as entidades de administração e de prática do esporte no Brasil são pessoas jurídicas de direito privado com organização e funcionamento autônomo e que os dirigentes, unidades ou órgãos de entidades de administração do desporto não exercem função delegada pelo Poder Público nem são consideradas autoridades públicas.

Considerando o ordenamento que regula a oferta do esporte e do lazer à população brasileira atual-mente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Resolva a questão aqui ›