Questões de Contabilidade Pública da FCC

Com base nessas transações tomadas em conjunto, em maio de 2018, o resultado patrimonial foi reduzido, em reais, em
  • A. 238.000,00
  • B. 208.000,00
  • C. 150.000,00
  • D. 1.338.000,00
  • E. 322.000,00
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As normas estabelecidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público aplicam-se, obrigatoriamente, às
  • A. fundações instituídas e mantidas pelo setor privado.
  • B. empresas estatais não dependentes.
  • C. empresas de economia mista.
  • D. autarquias estaduais.
  • E. organizações sociais de saúde.
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De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o imóvel em 31/12/2017, após o teste de redução ao valor recuperável, foi mensurado pelo valor de, em reais,
  • A. 925.000, ,00.
  • B. 550.000, ,00.
  • C. 932.500, ,00.
  • D. 911.200, ,00.
  • E. 887.500, ,00.
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Diferentes metodologias para cálculo do resultado do setor público permitem diferentes considerações sobre a performance financeira pública. Assim é que
  • A. o resultado nominal é indicador bastante acompanhado atualmente no Brasil, por revelar mais diretamente o nível de esforço original da autoridade fiscal para amortizar a dívida pública.
  • B. a Dívida Líquida do Setor Público é utilizada como base para o cálculo do déficit público "abaixo da linha".
  • C. uma visão abrangente é dada pelo resultado primário, eis que este incorpora a conta de juros.
  • D. a apuração do resultado pelo critério abaixo da linha viabiliza análise das fontes dos desvios, por meio da consideração dos componentes de receitas e de despesas.
  • E. a estatística acima da linha permite analisar com facilidade a forma com que o governo financiou seu déficit.
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Para a apuração do superávit financeiro por meio das disponibilidades por fontes de recursos, um ente público deve utilizar um mecanismo que permita a identificação da origem e destinação
  • A. dos ativos permanentes vinculados a órgão.
  • B. dos recursos legalmente vinculados a fundo.
  • C. das receitas não monetárias vinculadas a fundo.
  • D. das receitas extraorçamentárias vinculadas a entidades da Administração indireta.
  • E. das receitas independentes da execução orçamentária vinculadas a órgão.
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Considere os dados hipotéticos, abaixo, extraídos das demonstrações contábeis de uma determinada entidade pública estadual referente ao exercício financeiro de 2017.

Com base nesses dados, o resultado financeiro evidenciado no Balanço Financeiro referente ao ano de 2017 foi

  • A. positivo em R$ 389.000,00.
  • B. positivo em R$ 499.000,00.
  • C. negativo em R$ 2.511.000,00.
  • D. negativo em R$ 3.453.000,00.
  • E. positivo em R$ 589.000,00.
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Com base nessas transações tomadas em conjunto, em maio de 2018, o resultado da execução orçamentária foi
  • A. reduzido em R$ 234.000,00
  • B. aumentado em R$ 66.000,00
  • C. aumentado em R$ 96.000,00
  • D. reduzido em R$ 22.000,00
  • E. reduzido em R$ 13.000,00
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Se o orçamento público for elaborado com base na concepção do orçamento-programa, terá como um dos principais critérios de classificação da despesa orçamentária aquele por
  • A. natureza e o objetivo de um programa vinculado à função saúde poderá ser aumentar o número de vacinas adquiridas.
  • B. estrutura programática e o objetivo de um programa vinculado à função educação poderá ser aumentar o número de livros adquiridos.
  • C. estrutura programática e o objetivo de um programa vinculado à função educação poderá ser a redução do analfabetismo.
  • D. ações e o objetivo de um programa vinculado à função saúde poderá ser aumentar o número de médicos contratados.
  • E. elementos de despesa e o objetivo de um programa vinculado à função assistência social poderá ser a redução da população em situação de vulnerabilidade.
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Em 31/12/2017, um ente público estadual realizou o pagamento no valor de R$ 15.000,00 referente ao seguro de um dos prédios que é utilizado para a prestação de serviços à população, cuja vigência do seguro é de 01/01/2018 a 31/12/2018. Sendo assim, em 31/12/2017, para registrar a transação, uma
  • A. das variações patrimoniais diminutivas foi debitada.
  • B. do ativo circulante foi debitada.
  • C. do passivo circulante foi creditada.
  • D. do patrimônio líquido foi debitada.
  • E. do ativo não circulante foi creditada.
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Em 03/05/2018, um ente público estadual realizou a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 120.000,00, cujo recurso de cobertura para a abertura de tal crédito foi o superávit financeiro apurado no Balanço Patrimonial de 31/12/2017. Sendo assim, em 03/05/2018, para o registro da abertura do crédito adicional suplementar, o ente público estadual
  • A. creditou uma conta da classe Controles Devedores.
  • B. creditou uma conta da classe Variações Patrimoniais Aumentativas.
  • C. creditou uma conta da classe Passivo.
  • D. debitou uma conta da classe Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.
  • E. debitou uma conta da classe Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento.
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